Início Matérias Viagens O que faz de Trancoso o destino queridinho dos famosos?

O que faz de Trancoso o destino queridinho dos famosos?

Praias desertas ou festas badaladas? Cenários paradisíacos ou mansões de luxo? Descubra o que colocou Trancoso, no sul da Bahia, no mapa das celebridades

Vila do famoso município de Porto Seguro (BA) desde 1759, Trancoso, para muita gente, só entrou no mapa nos últimos anos, quando uma chuva de estrelas parece ter caído por lá. Nesse caso, falamos de celebridades nacionais e internacionais, do porte de Beyoncé, Leonardo DiCaprio, Will Smith e Neymar – além de famosos que resolveram ter endereço fixo por lá, como Bruna Lombardi e Elba Ramalho.

Mas o que esse vilarejo tem de tão especial? Afinal, é um local exclusivo ou badalado? Paradisíaco ou de luxo? A resposta para aparentes contradições é: ele é tudo isso e muito mais.

Bonito (e agitado) por natureza

Foram os cenários paradisíacos de Trancoso que atraíram os primeiros visitantes e transformaram o turismo na principal atividade econômica do local. São tantas praias para conhecer – das mais populares àquelas exclusivas – que é melhor separar pelo menos cinco dias para poder aproveitar.

Isso porque a natureza foi generosa e fez um trabalho deslumbrante. Frente a um mar majestoso, de azul transparente, longas faixas de areia branca se estendem pelas costas. Conhecidos como “acidentes geográficos”, falésias e piscinas naturais são, na verdade, presentes naturais.

Praia dos Nativos, Trancoso | Crédito: Divulgação

Para quem prefere curtir esse cenário com outras pessoas, as praias mais badaladas de Trancoso são a dos Nativos e dos Coqueiros, próximas ao Quadrado de Trancoso (outro grande atrativo do vilarejo. Continue lendo para descobrir mais!).

Tanto pela localização quanto pela procura, ambas possuem boa infraestrutura, com quiosques, restaurantes e beach clubs. Na alta temporada (e fora de uma situação pandêmica), é comum festas começarem durante o dia e seguir noite adentro. O mesmo acontece na Praia do Rio da Barra e na de Taípe, mais ao Norte.

Sombra e água fresca

Por outro lado, aqueles que desejam longas caminhadas na orla, ouvindo só o barulho do vento e das ondas quebrando, podem escolher as praias mais desertas (mas que não devem permanecer assim por muito mais tempo!).

trancoso | Crédito: Divulgação
Vista da Praia das Tartarugas | Crédito: Adizza/Arquivo pessoal

Praias como de Patimirim, de Itaquena e do Rio dos Frades são bons nomes para isolamento. Sossego é garantido, já que não há restaurantes ou outras construções que prejudiquem a paz dos visitantes.

Outra que não pode deixar de ser citada, embora já esteja mais incorporada ao perímetro urbano, é a Praia do Espelho, ao sul do distrito e que muitas vezes acaba esquecida pela distância. Que erro! Com coqueiros que beiram a água, o cenário praiano se mistura com um ar bucólico de charmosas pousadas. Aqueles que se animam a essa visita, aproveitam para se divertir fazendo o trajeto de quadriciclo ou lancha. Mas também dá para ir a pé.

Ainda para fugir o agito e, de sobra, ainda comer superbem, a health influencer Adizza, colunista do Mundo Zumm, recomenda a Praia das Tartarugas, cuja entrada é pelo luxuoso Condomínio Terravista (a cerca 10 minutos de carro do centro).

“Na minha opinião, ela possui a vista mais incrível de Trancoso. E no restaurante que tem lá a comida é deliciosa e o atendimento impecável. Lá, comi ceviche de peixe branco, tartare de atum, tartare de salmão e moqueca de camarão e polvo”, lembra, satisfeita.

O melhor da gastronomia

Área de descanso na Praia das Tartarugas | Crédito: Adizza/Arquivo pessoal

Dizer que Trancoso é para todos os tipos de viajante não é força de expressão. Quem adora um turismo gastronômico tem no vilarejo um prato cheio!

De acordo com Adizza, outro nome imperdível da culinária local é o Jacaré do Brasil – que é, inclusive, um dos hotspots neste verão. “Quem for lá precisa pedir o Drink do Jacaré (à base de Gin); de entrada, as cascas de batata; e o mini-hambúrguer de cordeiro. Apresentação desse prato surpreende”, recomenda.

Bela contradição

Mas e Quadrado de Trancoso? Embora famoso, não é areia e mar que chama atenção ali. São casinhas coloridas e construções históricas que fazem os visitantes se sentirem dentro de um quadro secular. O local também é palco das principais festas da vila, a maioria de cunho religioso, como a Festa de São Sebastião, em 20 de janeiro.

trancoso | Crédito: Divulgação
Casas típicas do Quadrado de Trancoso | Crédito: Divulgação

Nessa região, é possível encontrar pousadas charmosas e com preços de “gente como a gente” (o que não significa o mesmo que “barato”). Mas não demora muito para que essa simplicidade esbarre no luxo de resorts e hotéis que cercam o lugar, enfatizando os universos contrastantes de Trancoso.

Ao mesmo tempo em que transfers levam turistas à vila, passageiros são desembarcados de jatinhos e helicópteros particulares. Mansões de luxo e hotéis que fazem os hóspedes famosos se sentirem como em suas próprias casas cobram até R$18 mil por uma diária – e isso se a reserva for de, pelo menos, 10 dias!

Com funcionários exclusivos à disposição, quem tem acesso a esse ambiente consegue contar tanto com privacidade total quanto ser incluído nas principais festas VIPs.

Hotel de luxo em Trancoso | Crédito: Vogue Brasil
Hotel de luxo em Trancoso | Crédito: Vogue Brasil

Leia mais: Lez a Lez abre as portas de sua loja no RibeirãoShopping
Assista:
 Salada de Nectarina com Adizza Bonini

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!