Nesse artigo, Mara Vilar, vice-presidente Social do Cartão de TODOS, discorre sobre como o compromisso com a solidariedade e o princípio de crescer juntos estão intrinsecamente ligados à missão da empresa
Por Mara Vilar*
Como o lucro pode não ser o objetivo principal de uma empresa? Construir um negócio e não colocar o lucro como prioridade pode parecer confuso para muitas pessoas, é verdade. Mas essa foi a escolha que fizemos para o Cartão de TODOS. Toda a gestão da empresa é orientada pela filosofia da Administração Solidária, idealizada por nosso fundador, Altair Vilar. Essa abordagem ressalta que o pouco de cada um faz muito para todos, promovendo uma cultura de solidariedade que tem o poder de transformar vidas e comunidades.
O compromisso com as relações solidárias e o princípio de crescer juntos estão intrinsecamente ligados à missão da empresa: expandir o potencial humano e garantir acesso a serviços essenciais para aqueles que mais precisam, com foco nas populações das classes C e D. Para isso, a solidariedade é um pilar central na gestão do Cartão de TODOS e se manifesta nas práticas que promovem inclusão e acessibilidade.
Internamente, cultivamos um ambiente colaborativo, no qual a empatia e o apoio mútuo são constantemente incentivados. Nossas equipes estão sempre dispostas a se envolver ativamente em iniciativas sociais, seja por meio de voluntariado, doações ou organização de eventos. A participação da equipe não só gera um impacto positivo nas comunidades, mas também fortalece o senso de pertencimento e responsabilidade social dentro da organização.
Um natal de solidariedade
A ação de Natal Solidário do Cartão de TODOS, que está em sua 10ª edição, representa não apenas um gesto de boa vontade, mas um reflexo profundo dos valores que norteiam a nossa empresa. É com esse espírito que buscamos proporcionar um Natal digno e mais feliz para crianças de comunidades menos favorecidas. Isso porque, segundo dados da Unicef, 63% das crianças e dos adolescentes do nosso país vivem na pobreza – um cenário que impacta, inclusive, no direito que eles têm de brincar, que é reconhecido no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Acreditamos que ações como a do Natal Solidário podem transformar a percepção da empresa na sociedade e, por isso, mobilizamos todos os nossos colaboradores, parceiros e a comunidade para doar brinquedos que serão destinados para instituições de caridade, como orfanatos e ONGs. Até o dia 10 de dezembro, dá tempo de ajudar e as doações podem ser levadas em todas as unidades do Cartão de TODOS distribuídas pelo país.
Apesar de fazermos questão de nos dedicarmos há 10 anos ao Natal Solidário, compartilho aqui um grande desafio que enfrentamos para poder implementar a ação, afinal, não basta somente a vontade, é preciso fazer as coisas acontecerem. Para tirar a ideia do Natal Solidário do papel, enfrentamos dificuldades especialmente em relação à logística de distribuição e à coordenação entre diferentes áreas da empresa.
A mobilização inicial de colaboradores e parceiros exigiu um esforço significativo de comunicação e engajamento. Contudo, aprendemos que uma comunicação clara e a colaboração interdepartamental são fundamentais para o sucesso de iniciativas sociais. Além disso, envolver as comunidades no planejamento e execução das ações é essencial para garantir que suas necessidades sejam atendidas.
Para o futuro, nossas expectativas são ambiciosas. Planejamos expandir a ação, alcançando mais comunidades e envolvendo um número ainda maior de colaboradores e parceiros. Essa iniciativa será integrada de forma estratégica à nossa responsabilidade social, assegurando recursos e apoio contínuos para garantir um crescimento sustentável.
Para outras empresas que consideram implementar ações solidárias, deixo uma mensagem clara: a solidariedade não é apenas uma responsabilidade social, mas uma oportunidade de crescimento mútuo. Ao investir em ações solidárias, não só transformamos vidas, mas fortalecemos nossa cultura organizacional e criamos um impacto positivo duradouro. Ao demonstrar um compromisso genuíno com o bem-estar social, reforçamos nossa reputação como uma organização ética e humanista. Isso, por sua vez, aumenta a confiança e a lealdade dos nossos clientes.
Encorajo todos os indivíduos a se engajarem na solidariedade de diversas formas, seja por meio do voluntariado, doações ou promovendo a conscientização sobre questões sociais. Cada pequena ação conta e pode inspirar outros a se unirem a essa causa.
Neste Natal, meu pedido ao Papai Noel é que traga mais empatia e compreensão para todos nós. Que possamos construir um mundo onde a solidariedade e o apoio mútuo sejam a norma. A todas as famílias brasileiras, desejo momentos de paz, união e alegria, e que o espírito de solidariedade nos inspire a criar um futuro melhor para todos.
Quando a solidariedade é o princípio da gestão, o negócio favorece a todos
Nesse artigo, Mara Vilar, vice-presidente Social do Cartão de TODOS, discorre sobre como o compromisso com a solidariedade e o princípio de crescer juntos estão intrinsecamente ligados à missão da empresa
Por Mara Vilar*
Como o lucro pode não ser o objetivo principal de uma empresa? Construir um negócio e não colocar o lucro como prioridade pode parecer confuso para muitas pessoas, é verdade. Mas essa foi a escolha que fizemos para o Cartão de TODOS. Toda a gestão da empresa é orientada pela filosofia da Administração Solidária, idealizada por nosso fundador, Altair Vilar. Essa abordagem ressalta que o pouco de cada um faz muito para todos, promovendo uma cultura de solidariedade que tem o poder de transformar vidas e comunidades.
O compromisso com as relações solidárias e o princípio de crescer juntos estão intrinsecamente ligados à missão da empresa: expandir o potencial humano e garantir acesso a serviços essenciais para aqueles que mais precisam, com foco nas populações das classes C e D. Para isso, a solidariedade é um pilar central na gestão do Cartão de TODOS e se manifesta nas práticas que promovem inclusão e acessibilidade.
Internamente, cultivamos um ambiente colaborativo, no qual a empatia e o apoio mútuo são constantemente incentivados. Nossas equipes estão sempre dispostas a se envolver ativamente em iniciativas sociais, seja por meio de voluntariado, doações ou organização de eventos. A participação da equipe não só gera um impacto positivo nas comunidades, mas também fortalece o senso de pertencimento e responsabilidade social dentro da organização.
Um natal de solidariedade
A ação de Natal Solidário do Cartão de TODOS, que está em sua 10ª edição, representa não apenas um gesto de boa vontade, mas um reflexo profundo dos valores que norteiam a nossa empresa. É com esse espírito que buscamos proporcionar um Natal digno e mais feliz para crianças de comunidades menos favorecidas. Isso porque, segundo dados da Unicef, 63% das crianças e dos adolescentes do nosso país vivem na pobreza – um cenário que impacta, inclusive, no direito que eles têm de brincar, que é reconhecido no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Acreditamos que ações como a do Natal Solidário podem transformar a percepção da empresa na sociedade e, por isso, mobilizamos todos os nossos colaboradores, parceiros e a comunidade para doar brinquedos que serão destinados para instituições de caridade, como orfanatos e ONGs. Até o dia 10 de dezembro, dá tempo de ajudar e as doações podem ser levadas em todas as unidades do Cartão de TODOS distribuídas pelo país.
Apesar de fazermos questão de nos dedicarmos há 10 anos ao Natal Solidário, compartilho aqui um grande desafio que enfrentamos para poder implementar a ação, afinal, não basta somente a vontade, é preciso fazer as coisas acontecerem. Para tirar a ideia do Natal Solidário do papel, enfrentamos dificuldades especialmente em relação à logística de distribuição e à coordenação entre diferentes áreas da empresa.
A mobilização inicial de colaboradores e parceiros exigiu um esforço significativo de comunicação e engajamento. Contudo, aprendemos que uma comunicação clara e a colaboração interdepartamental são fundamentais para o sucesso de iniciativas sociais. Além disso, envolver as comunidades no planejamento e execução das ações é essencial para garantir que suas necessidades sejam atendidas.
Para o futuro, nossas expectativas são ambiciosas. Planejamos expandir a ação, alcançando mais comunidades e envolvendo um número ainda maior de colaboradores e parceiros. Essa iniciativa será integrada de forma estratégica à nossa responsabilidade social, assegurando recursos e apoio contínuos para garantir um crescimento sustentável.
Para outras empresas que consideram implementar ações solidárias, deixo uma mensagem clara: a solidariedade não é apenas uma responsabilidade social, mas uma oportunidade de crescimento mútuo. Ao investir em ações solidárias, não só transformamos vidas, mas fortalecemos nossa cultura organizacional e criamos um impacto positivo duradouro. Ao demonstrar um compromisso genuíno com o bem-estar social, reforçamos nossa reputação como uma organização ética e humanista. Isso, por sua vez, aumenta a confiança e a lealdade dos nossos clientes.
Encorajo todos os indivíduos a se engajarem na solidariedade de diversas formas, seja por meio do voluntariado, doações ou promovendo a conscientização sobre questões sociais. Cada pequena ação conta e pode inspirar outros a se unirem a essa causa.
Neste Natal, meu pedido ao Papai Noel é que traga mais empatia e compreensão para todos nós. Que possamos construir um mundo onde a solidariedade e o apoio mútuo sejam a norma. A todas as famílias brasileiras, desejo momentos de paz, união e alegria, e que o espírito de solidariedade nos inspire a criar um futuro melhor para todos.
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