Início Matérias Cultura Exposição de fotos junta arte e ação solidária em tour 3D

Exposição de fotos junta arte e ação solidária em tour 3D

Paulo Vilela, fotógrafo de Ribeirão Preto (SP), expõe seu trabalho artístico em uma exposição virtual 360 graus, em que é possível fazer doações via QRCode

Aproveitando o aprimoramento dos meios de comunicação e de transmissão de conhecimento e cultura, o fotógrafo Paulo Vilela organizou um tour 3D com uma seleção de imagens de sua autoria, compondo uma exposição digital. Contudo, mais além de expor seus trabalhos, o artista tem a intenção de ajudar a população mais vulnerável e carente de Ribeirão Preto.

Denominada “Exposição Solidária”, a mostra terá lançamento 100% digital no dia 2 de julho, às 19h., com acesso livre e gratuito ao público pelo site www.exposicaosolidaria.com.br. Por meio dela, os visitantes poderão fazer doações para dois projetos sociais da cidade: as ONGs “Resolvi Mudar” e “SOS Vida”.

Exposição solidária

Tour 3D por exposição virtual | Foto: Divulgação
Tour 3D por exposição virtual | Foto: Divulgação

Formado em Publicidade e Propaganda, Vilela atua em Ribeirão Preto no ramo da fotografia publicitária há mais de 20 anos.  Buscando encontrar uma forma de ajudar as duas instituições que conhece e contribui, o profissional dedicou seu tempo e talento para desenvolver a exposição com a proposta solidária. Essa é a primeira vez que ele organiza uma mostra nesse formato com suas próprias fotografias.

“Reuni fotos e imagens panorâmicas resultantes das principais viagens que fiz pelo mundo, desde 1998. Ao todo, foram 25 países de cinco continentes. Contemplo neste trabalho autoral minhas imagens preferidas e um pouco da história de cada uma delas. São fotos que trazem um olhar mais artístico”, conta Vilela sobre o que se pode esperar da exposição.

Para isso, ele aprimorou muitos de seus equipamentos e investiu na atualização de seu estúdio e de seus estudos sobre a área, utilizando as novas aquisições para proporcionar interatividade aos visitantes e um aproveitamento ainda maior das mensagens que deseja passar com suas obras.

Paulo Vilela, fotógrafo | Foto: Divulgação
Paulo Vilela, fotógrafo | Foto: Divulgação

A ideia do projeto surgiu da experiência com trabalhos profissionais semelhantes prestados para diversas instituições, como o Museu Casa de Portinari e o Museu do Castelo Rá-Tim-Bum, além de hotéis, igrejas e empresas.

A exposição virtual também é uma homenagem para o pai do fotógrafo, o cabeleireiro Israel Vilela Pinto, que faleceu recentemente. “Meu pai ajudou muita gente durante sua vida e aprendi com ele a importância da generosidade. Hoje, eu e minha família, queremos continuar este trabalho que ele fazia”.

A expectativa de Paulo Vilela é que o público tenha uma opção de lazer e entretenimento com a exposição e se envolva com a proposta das doações para as ONGs que serão beneficiadas por tempo ainda indeterminado. “Poder usar meu tempo e minha experiência com a fotografia para ajudar a instituições sérias tem me motivado muito para desenvolver essa exposição da melhor forma possível”.

ONGs beneficiadas

SOS Vidas: é um projeto sem fins lucrativos que ampara famílias com crianças com necessidades especiais, doenças crônicas e pessoas em estado de vulnerabilidade em Ribeirão Preto e região. O objetivo é suprir as necessidades dessas crianças e suas famílias, já que o projeto também ampara com distribuição de roupas, calçados, cestas básicas e outros itens.

Resolvi Mudar: Inicialmente chamada de ”Turma do Bem”, ela trabalha buscando mudar o cenário de injustiças e desigualdades sociais por meio de ações e exemplos.

Saiba também: Pela 1ªvez, Paulista Cultural será realizada 100% online

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!