Início Matérias Gourmet Made in Brazil: conheça melhor os queijos de origem brasileira

Made in Brazil: conheça melhor os queijos de origem brasileira

A variedade de queijos é enorme e diferentes países reivindicam a origem de cada um. Você sabe dizer alguns dos que surgiram no Brasil e como harmonizá-los?

Em nosso país, existe uma ampla variedade de queijos, que vão desde os aclamados tipos franceses até aqueles que só os brasileiros sabem fazer – e que pouca gente reconhece como tal. Enquanto alguns são reconhecidamente daqui, como o Minas Frescal, outros ainda surpreendem por ser nacionais.

Por isso, trazemos a seguir uma lista (elaborada pela Tirolez, uma das principais marcas de laticínios do país), na qual revelamos quais são as variações de queijos made in Brazil e como tirar o melhor proveito desses incríveis sabores:

Queijos Meia Cura

Queijo Meia Cura | Foto: iStock
Queijo Meia Cura | Foto: iStock

Origem: O queijo Meia Cura é um clássico mineiro. O nome diz respeito ao ponto de maturação, o qual faz dele nem fresco, nem curado. Isso porque seu período de maturação (quando ele “descansa” depois da fabricação e antes de ser consumido) pode variar entre uma e cinco semanas. É nesse momento em que o queijo ganha todas as suas características próprias, como sabor, textura e aroma.

Harmonização: Como possui sabor marcante e levemente ácido, o Meia Cura é o ingrediente-chave do tradicional pão de queijo e vai muito bem com café, além de poder ser usado em receitas diversas.

Queijo coalho

Queijo coalho | Foto: iStock
Queijo coalho | Foto: iStock

Origem: É típico da região Nordeste e famoso nacionalmente por estar presente em churrascos, pronto para ser consumido no espeto. Seu maior diferencial é ser um dos pouquíssimos queijos no mundo que podem ser aquecidos, sem derreter, ficando crocante por fora e macio por dentro.

Harmonização: Pode ser consumido assado ou frito, além de ser um dos ingredientes do famoso dadinho de tapioca.

Queijo Prato Esférico

Queijo harmoniza com vários sabores | Foto: Reprodução internet
Queijo harmoniza com vários sabores | Foto: Reprodução internet

Origem: Queijo suave, frutado e ligeiramente adocicado, foi criado pelos imigrantes dinamarqueses no Brasil, em meados dos anos 1920.

Harmonização: Pode ser saboreado puro ou em lanches e sanduíches, quentes ou frios. Dá sabor especial também às omeletes.

Queijo Reino

Queijo Reino | Foto: Reprodução internet/Borboleta
Queijo Reino | Foto: Reprodução internet/Borboleta

Origem: A história do queijo Reino começou no tempo do Brasil Colonial. Naquela época, a família real portuguesa trazia da Europa o tipo Edam. Como a viagem era feita por navios, o queijo passava meses dentro dos barris, alterando sua maturação, sabor e textura, além da casca, que se tornava avermelhada por causa da coloração do vinho, que ficava também nos barris. No fim da jornada, o queijo passava por tantas transformações, que acabava se tornando outro, o queijo “do Reino” de Portugal, como ficou conhecido na época.

Harmonização: Com sabor pronunciado e picante e uma textura firme, ele derrete fácil na boca. É um ótimo parceiro de vinhos tinto, além de servir como aperitivo e poder ser derretido sobre carnes.

Saiba também: Vinícola diversifica plantação e faz nova colheita em Ribeirão Preto

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!