Nova ferramenta digital traduz todas as informações do site das construtoras para Libras
Desde setembro, os canais digitais do grupo de construtoras formado pelas empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora se tornaram acessíveis também ao público surdo e com deficiência auditiva, com o lançamento de dois novos personagens. Maya é a nova assistente virtual de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Bild e Hugo, da Vitta – personagens desenvolvidos pela empresa Hand Talk que oferece recursos exclusivos para ampliar a comunicação e o relacionamento com essa comunidade que soma quase 12 milhões de pessoas no Brasil.
Maya chega para ser parceira da Bel, enquanto que o Hugo ajuda a Super Vitta (assistentes virtuais da Bild e Vitta) – os dois fazem parte das iniciativas das empresas para promover inclusão em todos os setores de presença e atuação. Os assistentes virtuais fazem parte da plataforma Hand Talk, com tecnologia capaz de traduzir 100% das informações do site, para quem só se comunica por Libras.
Desde que Maya e Hugo entraram em operação, cerca de 11 mil traduções foram realizadas. “Além de estabelecer esse canal direto com a comunidade surda e com deficiência auditiva, Maya e Hugo também cumprem o papel de chamar a atenção da população ouvinte e falante para a importância das pequenas mudanças que transformam a vida”, explica Daniela Luz Lemos, analista de marketing institucional da Bild Desenvolvimento Imobiliário e da Vitta Residencial Construtora e Incorporadora.
Daniela conta que diferentes postagens na rede social da empresa explicam a presença dos assistentes virtuais de libras, com informações simples sobre como não ter ações de preconceito com deficientes auditivos e surdos, como ajudar, o que é e o que não é correto dizer e até dicas de cursos que ensinam Libras. A escolha de setembro para o lançamento da ferramenta também foi simbólica, marcando a celebração do Mês da Visibilidade da Comunidade Surda.
Aprendizagem
Para completar a ação de lançamento dos assistentes virtuais, as construtoras promoveram uma grande aula on-line para seus colaboradores, unindo Maya e Hugo. “A ideia foi promover inclusão em todo nosso ecossistema”, mostra Daniela Luz Lemos.
A unidade Vitta Residencial Araraquara foi a primeira a realizar uma ação voltada a melhorar a inclusão de deficientes, sejam colaboradores ou clientes. A iniciativa foi inspirada em um cliente Vitta, deficiente auditivo. A Diretoria de Experiência do Cliente das empresas organizou o curso de Libras que, durante cinco meses, envolveu as equipes de RH, comercial e assistência técnica. “A experiência foi incrível porque mudamos nosso olhar para todas as deficiências e também para as pessoas portadoras de deficiência. Fez muito sentido olhar para os sinais da Libras de uma forma diferente, que nos ajuda a sermos mais inclusivos”, relata Jéssica Jenson, responsável pelo RH da Vitta Araraquara.
DEIXE UM COMENTÁRIO