Nova ferramenta traduz todas as informações do site para Libras | Crédito: Divulgação

Assistente virtual amplia acessibilidade nos canais digitais de grupo de construtoras

POR Redação 17 de novembro de 2021
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

Nova ferramenta digital traduz todas as informações do site das construtoras para Libras

Desde setembro, os canais digitais do grupo de construtoras formado pelas empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora se tornaram acessíveis também ao público surdo e com deficiência auditiva, com o lançamento de dois novos personagens. Maya é a nova assistente virtual de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Bild e Hugo, da Vitta – personagens desenvolvidos pela empresa Hand Talk que oferece recursos exclusivos para ampliar a comunicação e o relacionamento com essa comunidade que soma quase 12 milhões de pessoas no Brasil.

Maya chega para ser parceira da Bel, enquanto que o Hugo ajuda a Super Vitta (assistentes virtuais da Bild e Vitta) – os dois fazem parte das iniciativas das empresas para promover inclusão em todos os setores de presença e atuação.  Os assistentes virtuais fazem parte da plataforma Hand Talk, com tecnologia capaz de traduzir 100% das informações do site, para quem só se comunica por Libras.

Desde que Maya e Hugo entraram em operação, cerca de 11 mil traduções foram realizadas. “Além de estabelecer esse canal direto com a comunidade surda e com deficiência auditiva, Maya e Hugo também cumprem o papel de chamar a atenção da população ouvinte e falante para a importância das pequenas mudanças que transformam a vida”, explica Daniela Luz Lemos, analista de marketing institucional da Bild Desenvolvimento Imobiliário e da Vitta Residencial Construtora e Incorporadora.

Daniela conta que diferentes postagens na rede social da empresa explicam a presença dos assistentes virtuais de libras, com informações simples sobre como não ter ações de preconceito com deficientes auditivos e surdos, como ajudar, o que é e o que não é correto dizer e até dicas de cursos que ensinam Libras. A escolha de setembro para o lançamento da ferramenta também foi simbólica, marcando a celebração do Mês da Visibilidade da Comunidade Surda.

Aprendizagem

Para completar a ação de lançamento dos assistentes virtuais, as construtoras promoveram uma grande aula on-line para seus colaboradores, unindo Maya e Hugo. “A ideia foi promover inclusão em todo nosso ecossistema”, mostra Daniela Luz Lemos.

A unidade Vitta Residencial Araraquara foi a primeira a realizar uma ação voltada a melhorar a inclusão de deficientes, sejam colaboradores ou clientes. A iniciativa foi inspirada em um cliente Vitta, deficiente auditivo. A Diretoria de Experiência do Cliente das empresas organizou o curso de Libras que, durante cinco meses, envolveu as equipes de RH, comercial e assistência técnica. “A experiência foi incrível porque mudamos nosso olhar para todas as deficiências e também para as pessoas portadoras de deficiência. Fez muito sentido olhar para os sinais da Libras de uma forma diferente, que nos ajuda a sermos mais inclusivos”, relata Jéssica Jenson, responsável pelo RH da Vitta Araraquara.

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE