Início Matérias Cultura Você sabe como os jogos podem ajudar na educação do seu filho?

Você sabe como os jogos podem ajudar na educação do seu filho?

De forma lúdica, é possível conversar com as crianças e ensiná-las; confira a seguir os benefícios dos jogos e algumas dicas para todas as idades

O ato de brincar ocupa um lugar muito especial na aprendizagem infantil. De acordo com a neuropsicopedagoga Marjorie Bert, quando seu filho está se divertindo, sem pretensões, está também descobrindo e adquirindo novas habilidades. Em outras palavras e como afirma Albert Einstein, “criatividade é a inteligência divertindo-se”.

Os jogos, portanto, criam um espaço de exploração, descobrimentos, experimentação e expressão. “Neles, é possível colocar as crianças em situações muito próximas da vida real e permitir que possam adquirir conhecimentos e trabalhar a autonomia ao mesmo tempo”, explica a especialista.

Assim, eles podem colocar em prática e aperfeiçoar habilidades essenciais para controlar suas emoções, alcançar seus objetivos e tomar decisões com responsabilidade.

Canal de comunicação

Marjorie explica que adicionar um jogo na rotina familiar agrega conhecimento e melhora a comunicação entre pais e filhos. Também oferece benefícios às habilidades sociais, como aprender a compartilhar, obediência às regras e avanços nas questões cognitivas (tomada de decisão, planejamento e atenção).

“Quando as crianças e adolescentes se deparam com algum problema, é testado o seu raciocínio e julgamento, além da capacidade de encontrar uma solução. Os jogos baseados em estratégias, por exemplo, ajudam a reforçar as habilidades de pensamento crítico”, ressalta a neuropsicopedagoga.

6 benefícios de jogar com os filhos

  1. Permite que os pais se relacionem melhor com os filhos e fortaleçam o vínculo entre eles;
  2. É uma boa maneira dos pais e filhos se conhecerem;
  3. Proporciona a sensação de realização e segurança por estarem juntos, ajudando a aumentar a confiança e autopercepção das crianças e adolescentes;
  4. Oferece a oportunidade de aprender empatia e compreensão dos limites e ritmos de cada um;
  5. Aumenta a criatividade, explorando novas possibilidades de pensar “fora da caixa”;
  6. Aprimora as habilidades sociais, aperfeiçoando as habilidades de comunicação.

Sugestões de jogos para todas as idades

Rummikub

É um dos jogos mais vendidos no mundo, possuindo, inclusive, um campeonato mundial, realizado a cada três anos. Com um pouco de atenção e raciocínio, o impossível pode se tornar viável e jogadas surpreendentes podem acontecer.

Dobble

Esse jogo de cartas desenvolve foco, coordenação motora e percepção visual. É divertido e fácil de aprender.

Dixit

É um jogo de imagens surpreendentemente simples, mas no qual podemos “perder” várias horas. Nele, uma imagem vale mais do que mil palavras! Ele foi o vencedor do prêmio de melhor jogo do ano em 2010.

Leia também: Ensino híbrido é a opção defendida pelo Secretário de Educação de SP
Assista: Papo Zumm: Vinhos do Douro

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!