Início Colunas Cirurgia Plástica Você convive bem com sua calvície?

Você convive bem com sua calvície?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a calvície afeta mais da metade dos homens até os 50 anos. Só no Brasil, cerca de 42 milhões sofrem com o problema, de acordo com dados da Sociedade Brasileira do Cabelo

Não há problema nenhum em ser calvo. Como dito em nossa coluna em edições anteriores, 60% da população masculina tem algum grau de comprometimento da linha capilar e seu volume. Muitas pessoas convivem muito bem com isso e estão cobertas de razão. Essa boa relação, inclusive, deveria se expandir para outras questões estéticas, como com o abdômen, as mamas, o nariz, entre outros.

Os efeitos das nossas caraterísticas físicas e como gostaríamos que elas fossem sobre nossa personalidade dependem de ajustes muito finos, o que dá, a cada um, a capacidade de se posicionar sobre o quanto lhe incomoda. Aqui não cabe nem parâmetros sociais fixos de como ser e nem tão pouco de o que não fazer. Ou seja: essa é uma posição tão pessoal que não deve nem ser obrigatoriamente ajustada ao senso comum, nem impedir de buscar mudanças. Seus pelos não o definem como homem ou, tampouco, sua opção de ter ou não mais cabelos. Um procedimento estético, seja qual for, inclusive o implante capilar, é uma opção individual.

Escolha individual

Como o profissional que sou, dedicado à interpretação dessas angustias e ao estudo das diferentes técnicas médicas para ajudar os pacientes, me deparo diariamente com pessoas eternamente insatisfeitas consigo mesmas e sem procurar o tratamento para tal por diversos balizadores sociais.

Dessa forma, a presença do cabelo para a maioria dos homens continua sendo o seu calcanhar de Aquiles. E, atualmente, com as técnicas modernas de implante e os diversos tratamentos clínicos, sua calvície passa a ser um problema se você deixar. Essa é uma escolha sua!

Dr. Antonio Melo (CRM 121681/RQE 61689)
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar
www.clinicamelo.com
Instagram: @clinicamelo_

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!