Início Matérias Gourmet Você come, mas não sabe o nome? Desvende o menu japonês

Você come, mas não sabe o nome? Desvende o menu japonês

Muita gente ama comida japonesa mas se enrola na hora de identificar os pratos. Se o seu vocabulário se limita o sushi – e olhe lá – vem dar uma olhada nessa matéria

A culinária japonesa já está inclusa no menu principal dos brasileiros, quem não gosta de um saboroso temaki? Mas, você em algum momento já teve receio de inovar o seu pedido por não saber pronunciar ou mesmo saber do que é feito o que está no cardápio? Se a sua resposta for sim, está na hora de conhecer um pouco mais sobre eles.

Marcada por sua variedade de aromas, temperos e sabores, a culinária oriental possui também suas particularidades nas formas de preparar e servir os alimentos. Além de ser muito saudável e com baixo teor de gordura, outro ponto característico da comida japonesa é a sua aparência esteticamente atrativa.

Sushi e sashimi são apenas dois exemplos do que o Japão tem a oferecer em sua gastronomia. Conheça outros pratos de uma das gastronomias mais populares do mundo:

Tempura

Culinária japonesa: Tempura
Tempura | Créditos: Escola Educação

O prato de origem portuguesa, é composto por legumes, peixes desidratadas ou frutos do mar empanados e fritos no óleo. Segundo a tradição japonesa, para prepará-lo, é preciso ter atenção na forma como os ingredientes são cortados e na temperatura da massa e do óleo.

Unagi

Unagi | Créditos: Escola Educação

Enquanto no Brasil o sorvete é a principal opção para espantar o calor no verão, os japoneses preferem o unagi nos dias quentes. O prato consiste em enguia de água doce grelhada com molho de barbecue doce, acompanhada de arroz.

Yakitori

Culinária japonesa: Yakitori
Yakitori | Créditos: Escola Educação

Vai um espetinho, acompanhado de uma cerveja bem gelada ai? Conhecido por, yakitori, a tradicional comida de rua é um espetinho de frango grelhado no carvão, temperado com sal ou tarê, molho à base de soja. Nele, são aproveitadas quase todas as partes do frango.

Lámen

Culinária japonesa: Lámen
Lámen | Créditos: Escola Educação

De origem chinesa, o lámen é um dos pratos preferidos dos japoneses. Sua base é variada entre caldo, macarrão e acompanhamentos que variam de acordo com a região. Uma das versões mais populares, o Hakata lámen, com caldo de tonkotsu, é feito a partir do cozimento lento de ossos de porco.

Takoyaki

Culinária japonesa: Takoyaki
Takoyaki | Créditos: Istok

Outra comida bastante popular na culinária japonesa, é o takoyaki, um bolinho redondo, recheado de pedaços de polvo e vegetais. São servidos com diferentes molhos e condimentos. Os da região de Osaka são conhecidos como os melhores de todo o Japão.

Tonkatsu

Culinária japonesa: Tonkatsu
Tonkatsu | Créditos: Escola Educação

Servidos geralmente com arroz, sopa de missô e repolho fatiado, tonkatsu nada mais é do que carne de porco empanado em farinha crocante de pão. Normalmente, são acompanhados de um molho próprio à base de shoyu, extrato de tomate (ou ketchup) e molho inglês.

Okonomiyaki

Culinária japonesa: Okonomiyaki
Okonomiyaki| Créditos: Escola Educação

Conhecida como panqueca japonesa, okonomiyaki é uma massa grelhada na chapa com repolho e carne de porco ou camarão. É servida com maionese, molho e algas secas. É outra comida popularmente vendida nas ruas.

Shabu-shabu

Culinária japonesa: Shabu-shabu
Shabu-shabu | Créditos: Helicon Filter

Shabu-shabu é um prato com carne bovina e verduras cortadas em fatias bem finas, levemente cozidas em mergulhos na água quente. São servidas acompanhadas de ponzu, molho à base de frutas cítricas, e gergelim.

(Via: Escola Educação)

Leia mais: Uma fantástica fábrica de chocolate em São Paulo
Assista: Salada Refrescante de Melancia

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!