Início Matérias Esportes Vai voltar à academia? Fique ligado nos cuidados que deve tomar

Vai voltar à academia? Fique ligado nos cuidados que deve tomar

Frequentar a academia e se exercitar é importante para manter uma rotina saudável. Mas quais são os cuidados necessários para garantir um retorno seguro em meio a pandemia?

Após meses de pandemia, o distanciamento social ainda é a única medida conhecida para conter a propagação da Covid-19. Mesmo assim, a vida parece estar voltando timidamente ao que podemos considerar normal. 

Faz parte dessa retomada a reabertura gradual de serviços considerados não-essenciais, como as academias. E a expectativa para esse momento é bem grande, como afirma o educador físico Tom Osório, gestor técnico e fitness coach da Acahdre Estrutura Fitness.

Nessa academia de Ribeirão Preto, os treinamentos oferecidos durante o distanciamento social são ao ar livre ou online. Mas o fato é que nem todos os alunos se adaptaram ao formato.

“A vantagem da Acahdre é que sempre trabalhamos com treinamento personalizado. Então, parte das medidas de segurança já ocorrem de forma natural. Ou seja: desde o início sempre trabalhamos com horário marcado para o treino e, por ser uma academia de personal trainer, o número de alunos por metro quadrado também é reduzido. Não é uma academia de lotação”, explica Tom.

Reabertura das academias 

As regras básicas para permitir a reabertura das academias estão previstas no Plano São Paulo do governo do estado. Segundo ele, quando a região estiver na fase amarela, as academias poderão funcionar até seis horas por dia, com aulas e treinos individuais, mediante agendamento, e com 30% da capacidade de operação. Máscaras, por sua vez, serão itens obrigatórios, enquanto banhos no local estarão proibidos.

Nesse sentido, a Acahdre pretende redobrar os cuidados com a limpeza e a higienização dos espaços e aparelhos da academia, além de distribuir álcool em gel em todas as salas.

É possível fazer esportes de máscara? 

Diante das determinações, Tom Osório explica que o uso de máscaras será obrigatório tanto para alunos quanto para professores e pode sim representar uma “carga” extra durante a atividade física.

“Infelizmente, existe uma dificuldade de realizar o treinamento de máscara, independentemente do tipo de atividade, seja musculação ou corrida. Isso porque a máscara cria uma resistência respiratória, diminuindo o fluxo de oxigênio. O desempenho com certeza cai e a atividade física fica mais difícil. Mas acredito que novas máscaras surgirão no mercado, específicas para a prática de esportes”, adverte educador físico. 

Por isso, a dica é tentar encontrar um tipo de máscara que dê a proteção ideal, ao mesmo tempo em que oferece conforto respiratório. Também é importante ressaltar que quando a máscara fica úmida (devido à respeiração), ela perde a efetividade da proteção, devendo, assim, ser substituída.

Leia também: Aproveite o frio para potencializar seus treinos em casa
Assista: A importância de exercícios físicos para pessoas com problemas cardíacos e/ou pulmonares

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!