Vai servir peixe no almoço ou no jantar? Saiba harmonizar com vinho

POR Redação 28 de fevereiro de 2021
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

Estamos oficialmente no período de quaresma, o que, para muita gente, significa não comer carne vermelha e colocar mais pratos à base de peixe na dieta

Quem é você na quaresma? Pois é! Aquele período de 40 dias que antecede a Páscoa já começou a valer mesmo que você não tenha se dado conta. Para aqueles que gostam de se colocar algumas restrições em sinal de respeito à época, isso pode significar evitar a carne vermelha e colocar mais peixe no dia a dia.

Mas aí costuma surgir uma dúvida: Será que vinho faz boa harmonização? Pois saiba que faz sim – e muito! De acordo com o sommelier Marco Tegano, do Emporium Fiúsa, é só uma questão de pensar nas qualidades que podem aproximar comida e bebida.

“De modo geral, pratos preparados com peixes são mais leves e de textura macia, características também atribuídas aos vinhos brancos em geral, que são leves e frescos, além de possuírem uma boa acidez. É ela a responsável por aquela sensação de salivar na boca, que combina perfeitamente com o peixe e os ingredientes comumente utilizados nas receitas em que ele aparece”.

Em harmonia com o nosso peixe

peixe_vinho_branco | Foto: Divulgação
Que tal combinar a Tilápia com um Pinot Grigio? | Foto: Divulgação

Sem dúvida, a Tilápia, nosso principal representante de água doce, é também um dos tipos de peixe mais comuns na mesa do brasileiro. Por isso mesmo, ela é uma boa opção para ser harmonizada com seu rótulo branco favorito.

“Como um dos prazeres do vinho é a descoberta de novas experiências, podemos navegar tranquilamente pelas sensações que a harmonização entre a bebida e os peixes proporciona”, afirma o sommelier.

E já que estamos falando da Tilápia: você sabia que ela também é conhecida como Saint Peter?! Sim! Se não sabia, já deve ter visto esse “nome chique” em cardápios de restaurantes e achado que era uma espécie diferente. Mas não. Nesse caso, a tradição ganha, até porque seu potencial merece ser valorizado.

“Com seu sabor leve e mais delicado, a minha dica para harmonizar com a Tilápia são os deliciosos vinhos elaborados com a uva Pinot Grigio”, revela Tegano. Caso você não se lembre, já falamos dessa uva aqui no Mundo Zumm. Aproveita para conferir clicando aqui!

Então, conta para a gente: com qual vinho branco você vai harmonizar sua próxima refeição?

Leia mais: Conheça Maria Gomes, um dos segredos do vinho português
Assista: Para cada mundo, um Mundo Zumm

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE