Início Matérias Gourmet Vai servir peixe no almoço ou no jantar? Saiba harmonizar com vinho

Vai servir peixe no almoço ou no jantar? Saiba harmonizar com vinho

Estamos oficialmente no período de quaresma, o que, para muita gente, significa não comer carne vermelha e colocar mais pratos à base de peixe na dieta

Quem é você na quaresma? Pois é! Aquele período de 40 dias que antecede a Páscoa já começou a valer mesmo que você não tenha se dado conta. Para aqueles que gostam de se colocar algumas restrições em sinal de respeito à época, isso pode significar evitar a carne vermelha e colocar mais peixe no dia a dia.

Mas aí costuma surgir uma dúvida: Será que vinho faz boa harmonização? Pois saiba que faz sim – e muito! De acordo com o sommelier Marco Tegano, do Emporium Fiúsa, é só uma questão de pensar nas qualidades que podem aproximar comida e bebida.

“De modo geral, pratos preparados com peixes são mais leves e de textura macia, características também atribuídas aos vinhos brancos em geral, que são leves e frescos, além de possuírem uma boa acidez. É ela a responsável por aquela sensação de salivar na boca, que combina perfeitamente com o peixe e os ingredientes comumente utilizados nas receitas em que ele aparece”.

Em harmonia com o nosso peixe

peixe_vinho_branco | Foto: Divulgação
Que tal combinar a Tilápia com um Pinot Grigio? | Foto: Divulgação

Sem dúvida, a Tilápia, nosso principal representante de água doce, é também um dos tipos de peixe mais comuns na mesa do brasileiro. Por isso mesmo, ela é uma boa opção para ser harmonizada com seu rótulo branco favorito.

“Como um dos prazeres do vinho é a descoberta de novas experiências, podemos navegar tranquilamente pelas sensações que a harmonização entre a bebida e os peixes proporciona”, afirma o sommelier.

E já que estamos falando da Tilápia: você sabia que ela também é conhecida como Saint Peter?! Sim! Se não sabia, já deve ter visto esse “nome chique” em cardápios de restaurantes e achado que era uma espécie diferente. Mas não. Nesse caso, a tradição ganha, até porque seu potencial merece ser valorizado.

“Com seu sabor leve e mais delicado, a minha dica para harmonizar com a Tilápia são os deliciosos vinhos elaborados com a uva Pinot Grigio”, revela Tegano. Caso você não se lembre, já falamos dessa uva aqui no Mundo Zumm. Aproveita para conferir clicando aqui!

Então, conta para a gente: com qual vinho branco você vai harmonizar sua próxima refeição?

Leia mais: Conheça Maria Gomes, um dos segredos do vinho português
Assista: Para cada mundo, um Mundo Zumm

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!