Início Matérias Educação Truques do dia a dia para ajudar na alfabetização dos filhos

Truques do dia a dia para ajudar na alfabetização dos filhos

Situações reais de leitura e escrita, que aparecem na rotina, atraem a atenção das crianças de maneira lúdica e melhoram o processo de alfabetização

– Mãe, o que está escrito aqui?

– Pai, é com S ou com C?

– Escrevi meu nome!

E, com frases como essas, você percebe que esse dia (já) chegou: seu filho está aprendendo a ler e a escrever. O processo de alfabetização é uma das mais importantes etapas de desenvolvimento da criança, sendo que, para ser bem-sucedida, deve acontecer tanto na escola quanto em casa.

Em contraponto à aprendizagem formal, fornecida pelos professores, os pais podem ajudar no melhor desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita – e que ele aconteça até mais rápido. Para tal, entretanto, não precisam pensar em sentar com seus filhos e ficar ensinando como se estivessem em sala de aula.

De acordo com a neuropsicopedagoga Marjorie Bert, utilizar atividades do dia a dia é muito significativo para a alfabetização. “Brincar com letras e fazer lista de palavras, por exemplo, são recursos que trabalham o planejamento, a organização e a flexibilidade de pensamento. São ótimos estímulos”, explica.

Quer uma dica simples? Peça para a criança escrever a lista de supermercado; ou ler o nome do programa que acabou de começar na TV. Momentos simples como esses não vão parecer explicitamente didáticos, mas têm muito a ensinar.

Alfabetização “complementar

Existem muitas outras atividades de leitura e escrita que podem ser colocadas na rotina, especialmente nas circunstâncias atuais, em que tanto tempo é passado dentro de casa. A neuropsicopedagoga cita:

  • Desafio da letra: Escolha uma letra e peça para seu filho encontrar produtos cujo nome comece com a letra escolhida.
  • Desafio do alfabeto: Peça para a criança escrever uma palavra com cada letra do alfabeto.
  • Desafio das palavras: Estimule, por exemplo, que ela liste determinado número de palavras com uma quantidade específica de letras.
  • Desafio com tempo: Decida um período tempo (segundou ou minutos) e peça para a criança dizer (por exemplo) três coisas amarelas, três comidas gostosas, cinco partes do corpo, quatro cidades, seis profissões….
Atividades do dia a dia podem ajudar as crianças a ler e escrever | Foto: Divulgação

Tais brincadeiras podem ser feitas apenas na maneira oral (falada), mas também é possível pedir as respostas por escrito.

Da mesma forma, o ato da escrita pode ser estimulado por brincadeiras no estilo Pense e escreva, para as quais Marjorie Bert dá como ideias:

  • O que levar a uma viagem de férias;
  • 10 sabores de sorvete;
  • O que tem em uma festa de aniversário;
  • Objetos que posso guardar em uma caixa de sapatos;
  • O que podemos encontrar na geladeira;
  • O que tem em uma sala de aula.

Atividades bastante simples, não é mesmo?! Mesmo assim, elas ajudam bastante no processo de alfabetização e ainda servem como fonte de diversão para a criançada – e até para os adultos!

Leia também: Jogos de cartas unem doses certas de educação e diversão
Confira: Crianças divididas entre o lockdown e a volta às aulas

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!