Início Matérias Cultura Tradições italianas que estão no seu dia a dia e você nem...

Tradições italianas que estão no seu dia a dia e você nem sabe

Atualmente, quase 35 milhões de ítalo-brasileiros vivem em terras verdes e amarelas. Dessa forma, a fusão de culturas e tradições foi inevitável

No último século, conhecer as tradições italianas se tornou essencial para qualquer brasileiro que deseja entender sua própria cultura e sociedade. Afinal, o Brasil é um dos países com mais imigrantes italianos do mundo. Atualmente, quase 35 milhões de ítalo-brasileiros vivem em terras verdes e amarelas.

Devido ao tamanho que essa comunidade ganhou no país, muitos de seus traços culturais foram incorporados em nosso dia a dia. Você sabe identificar quais? Entre as principais tradições que caíram no gosto dos brasileiros estão a gastronomia, a arquitetura, a língua, as festas e, até mesmo, a dinâmica familiar. Descubra mais:

1. Gastronomia

Nhoque: um prato típico italiano | Foto: reprodução

Muitos pratos adorados pelos brasileiros têm origem italiana (e isso não é nenhum mistério!), tais o gnocchi (ou nhoque, no português), o fettuccine, a pizza e a lasanha. Deu até fome!

Além disso, foi somente depois da imigração italiana que nossa população passou a cultivar verduras e fubá nos quintais, tanto para consumo familiar quanto para venda. E a influência da Itália em nossas despensas não para por aí: o uso de embutidos, como calabresas e mortadelas, também é proveniente de lá.

2. Arquitetura

Os navios que chegavam da Itália trouxeram não apenas trabalhadores, mas muitos construtores também. Eles, por sua vez, aplicavam suas técnicas e conhecimentos por meio de ideais arquitetônicos italianos, especialmente vistos nas casinhas estreitas, feitas de pedra ou madeira, que ainda estão bastante presentes no Sul do Brasil.

3. Língua

Essa ainda pega muita gente de surpresa: uma das tradições mantidas pelos italianos aqui no Brasil é o famoso tchau, que tem origem da palavra ciao, utilizada na Itália como uma saudação informal. Mas, diferente daqui, no país da bota a palavra pode ser usada tanto para começar uma conversa, quanto no fim dela ou para se despedir.

Outras palavras de origem italiana são: alarme, artesão, banquete, cascata, festim, gazeta, maestro, máfia, panetone, polenta, soneto, trampolim e violino. E ainda temos o Talian, uma língua reconhecida oficialmente no Brasil, que é muito falada em colônias italianas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

4. Festas

Com festas em diferentes regiões do Brasil, as tradições italianas são celebradas por meio de música, dança, religião, culinária e muita conversa. Você já deve ter participado e se divertido em alguma delas; exemplos são: Festitália de Blumenau (SC), Festa de Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo (SP), Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte (MG), e Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul (RS).

5. Família

Atualmente, são milhares de imigrantes italianos no Brasil | Foto: reprodução

Na tradição italiana, família é muito mais que apenas o pai, a mãe e os filhos. Ela se estende para tios, tias, primos, avós, cachorro, gato e papagaio. Além disso, as famílias têm o costume de se reunir com frequência, em encontros regados a muita comida e, claro, um bom vinho. Isso faz você de lembrar de alguma coisa?

Leia também: Conheça o mundo mesmo durante a pandemia
Assista: Salada de Folhas com Nectarina com Adizza

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!