Início Matérias Gourmet Sorveteria de Ribeirão é semifinalista da etapa nacional do Gelato Festival Challenge

Sorveteria de Ribeirão é semifinalista da etapa nacional do Gelato Festival Challenge

A Vanesa Sorvetes Finos se classificou com o sorvete Zabayone com Amêndoas. Competição irá selecionar dois mestres do gelato que irão disputar a grande final em dezembro

Acontece hoje (20/10) a final nacional do Gelato Festival Challenge na sede da Metalfrio, em São Paulo. Organizada pela indústria de máquinas e equipamentos para sorvetes Carpigiani do Brasil, em colaboração com a Carpigiani Gelato University, e a Sigep, feira profissional dedicada ao gelato artesanal organizada pela Italian Exhibition Group, a competição visa escolher os melhores sabores de gelato de acordo com um juri especialista que tem como critérios de avaliação o sabor, a criatividade, a estrutura e sua apresentação.

Seis semifinalistas disputarão duas vagas para a final mundial que acontecerá em dezembo na sede da Carpigiani, em Bologna, na Itália, junto com representantes de mais de 20 países. Entre os semifinalistas selecionados estão a San Lorenzo Gelateria, de São Paulo; Gelateria Bellucci, de Fortaleza, Vanesa Sorvetes Finos, de Ribeirão Preto; Mio Sogno di Gelato, de São José dos Campos; Icy Gelato, de Americana, e Sorveteria Cairu, de Belém.

De acordo com o maestro gelatiere e proprierátio da Vanesa Sorvetes Finos, Antônio Carlos Freiria, o Zabayone é o resgate da tradicional sobremesa, que foi transformada num delicioso gelato com textura cremosa e aveludada. “Ele possui o aroma marcante do vinho licoroso usado para cozinhar a gemada, finalizado com um toque especial de amêndoas caramelizadas. Tudo isso é destacado em sua cor, textura e aroma”, explica.

O gelato é o carro-chefe da sorveteria de Ribeirão Preto e possui uma história interessante e preservada até os dias atuais. “O Zabayone é uma sobremesa que os italianos e franceses consomem nos dias frios e foi adaptado para sorvete por um maestro gelatiere italiano que possuia uma gelateria na Argentina e se mudou para Ribeirão Preto”, conta Freiria.

Desde então, o gelato Zabayone é sucesso devido ao cuidado em sua preparação e na escolha dos ingredientes. “Ele é totalmente artesanal e feito em banho-maria. O tempo e temperatura de cozimento infuenciam no produto final, que possui um padrão de excelência e respeito em sua produção”, frisa Freiria.

Leia mais: Mario Sergio Cortella volta a Ribeirão para o Business Day

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!