Início Matérias Cultura Sonha em conhecer o Louvre? Visite online esse e outros museus

Sonha em conhecer o Louvre? Visite online esse e outros museus

Para se conectar com seus visitantes, que estão impedidos de ir fisicamente até eles, museus do mundo todo abriram suas portas para visitas virtuais

Normalmente, quando viajamos, incluímos museus em nossos roteiros turísticos (ironicamente, isso não costuma acontecer em nossa rotina. Mas deveria!) Por isso, tanto quem sonha em viajar a Paris, por exemplo, ou quem já teve o privilégio de ir, sempre coloca o Louvre no topo da lista. Mas, agora, como estamos impedidos de viajar devido à pandemia, esse tipo de passeio teve que ser adiado. Ou não!

A fim de manter a conexão com seus visitantes, inclusive com aqueles para quem a visita ainda é um sonho, vários museus abriram suas portas virtualmente. Isso mesmo: é possível conhecer seus ambientes e suas obras sem sair de casa. Fazendo uma visita online, dá para conferir várias obras, cuja qualidade de resolução chega a impressionar!

É claro que, visto o tamanho dos acervos, nem tudo está disponível no universo digital. Mesmo assim, sem as filas, as multidões e com mais tempo, talvez seja possível apreciar as obras até melhor que presencialmente. Já pensou em ver a Mona Lisa sem um mar de gente na sua frente?

Confira abaixo 5 dos principais museus do mundo com visita online:

Louvre, em Paris (França)

  • Visita disponível em inglês, espanhol e francês (Clique aqui)

Visitar esse que é um dos símbolos de Paris – ao lado da Torre Eiffel – é um desejo de muita gente. Mas, mesmo indo até a Cidade Luz, às vezes isso não é possível de tão disputado que é o museu (mesmo ele tendo mais de 72.000m²). Então, aproveite essa oportunidade para conhecer “de perto” várias obras que são verdadeiros marcos da humanidade. Desfrute também do tempo ilimitado, já que é mais fácil ficar horas olhando uma obra sentado no sofá que em pé, entre milhares de turistas.

The British Museum, em Londres (Inglaterra)

 British Museu | Crédito: Amanda Pioli
The British Museum, em Londres | Crédito: Amanda Pioli

Um verdadeiro tesouro inglês que abriga mais de 6 milhões de itens, cuja importância reflete várias partes do mundo. Mesmo não sendo tão grande quanto o Louvre, conhecer todos os seus espaços pode ser uma missão de dias. Sem sair de casa e de graça, agora você tem todo o tempo que quiser para conhecer o acervo e saber mais sobre cada peça. Outra coisa legal dessa visita virtual é que ela é feita por meio do Google Arts & Culture, que dá uma sensação mais realista à experiência.

MASP, em São Paulo (Brasil)

  • Visita disponível em português e inglês (Clique aqui)
MASP, na capital paulista | Crédito: Divulgação

Tenho certeza que muitos brasileiros que tiveram a oportunidade de conhecer museus em outras partes do mundo não conheceram aquelas em seu “próprio quintal”. Esse seria o caso do MASP, um dos principais museus nacionais, no coração da capital paulista. Em seu acervo, destacam-se importantes obras de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Monet, Picasso e Van Gogh, entre muitos outros, os quais você pode conhecer pelo seu computador ou celular. Assim como o The British Museum, o passeio pelos corredores pode ser feito pelo Google Arts & Culture.

Museu do Vaticano, em Roma (Itália)

  • Visita disponível em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol (Clique aqui)
Museu do Vaticano | Crédito: Divulgação
Museu do Vaticano, em Roma | Crédito: Divulgação

Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio. Com certeza você já ouviu falar desses artistas e, provavelmente, sonhou em ver in loco seus murais e afrescos. Afinal, são séculos de história e religiosidade representados ali. Então, hora de cumprir esse sonho em uma versão 360 graus. É com esse recurso, que utiliza vídeos e fotos, que o Museu do Vaticano permite aos visitantes online conhecer suas obras, capelas e prédios monumentais.

Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México (México)

Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México | Crédito: Divulgação
Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México | Crédito: Divulgação

Para muitos turistas do Brasil, o México é representado por Cancún. Mas isso não podia ser mais equivocado. O país das novelas mexicanas tem uma cultura riquíssima – e, por sinal, de inestimável valor. Descendentes dos povos astecas, essa nação coleciona obras únicas, as quais muitas estão reunidas nesse museu, que se destaca na capital. Também usando o Google Arts & Culture, o visitante consegue andar por suas salas e ficar extasiado com obras milenares, como o Calendário Asteca e esculturas dos deuses de Teotihuacán.

Saiba mais: Festival Varilux em casa: 50 filmes franceses de graça em streaming
Veja também: 5 dicas para ser a solução e não o problema na crise

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!