Início Matérias Cidade SingularityU traz iniciativa global de inovação para Ribeirão Preto

SingularityU traz iniciativa global de inovação para Ribeirão Preto

A ideia da Singularity University é incentivar o uso tecnologias exponenciais para enfrentar os maiores desafios do mundo e construir um futuro melhor para todos

Famosa por mais de uma década dentro do espaço da NASA, no Vale do Silício, a Singularity University (SU) é uma comunidade global de aprendizagem e inovação, que já está presente em mais de 127 países. Também no Brasil, essa instituição ganhou um chapter – como são chamadas as representações locais – em Ribeirão Preto e, desde então, incentiva discussões e gera impactos em negócios regionais.

Para atingir esse objetivo, busca identificar pesquisas científicas com maiores probabilidades de impacto e promover imersões nesses assuntos. Mas diferente das universidades tradicionais, a Singularity não possui cursos de graduação e pós-graduação; ela oferece modelos de aprendizados curtos, de até uma semana, como cursos online, conferências presenciais, aceleração de startups.

“O objetivo é estimular o engajamento em projetos que vão impactar positivamente bilhões de pessoas, ajudando a resolver os grandes problemas da humanidade”, define Matheus Lima, embaixador do chapter de Ribeirão Preto.

Visão de futuro estruturada

Bild | Foto: Divulgação
Escitório da Bild em Ribeirão Preto | Foto: Divulgação

O grupo formado pelas construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial foi um dos impactados por uma das imersões na Singularity University, por meio do Executive Program, destinado a C-Levels das empresas do mundo inteiro.

Durante sete dias, diretores-executivos do grupo de Ribeirão Preto participaram de um programa intenso de aprendizagem – diariamente, das 7h às 20h –, envolvendo segmentos distintos no que diz respeito a futuro, tecnologia e mudança de mindset.

De acordo com Carlos Moreira, executivo do grupo e founder do Próxima Porta, essa imersão “foi o início de um investimento da empresa em busca de uma mudança de mentalidade e conhecimento sobre inovação e tecnologias exponenciais”.

“Foi uma semana intensa e colaborativa, focada no pensamento empreendedor e em como impactar positivamente as pessoas por meio de inovação, cultura, tecnologia e mudança de mindset, usando os 4 Ps: people (pessoas), planet (planeta), profit (resultado) e purpose (propósito)”, explica o executivo.

Essa visão estruturada de futuro oferecida pela SU também é apontada por Kim Morise, gerente-executivo de Inovação do grupo de construtoras, como uma semente plantada para grandes mudanças.

“Atualmente, o grupo está orientado pelo sistema soft skills (habilidades comportamentais e competências subjetivas), pois, a SU prevê uma grande discussão sobre grandes transformações culturais e tendências tecnológicas. O curso proporcionou aos executivos olharem a tecnologia como uma ferramenta, colocando as pessoas em primeiro plano e entendendo que elas são os verdadeiros agentes de transformação e inovação exponencial”.

SingularityU | Foto: Divulgação
Matheus Lima, embaixador da SingularityU em Ribeirão Preto | Foto: Divulgação

Por sua vez, o embaixador da SU em Ribeirão Preto afirma que já ouviu, de várias pessoas do setor de construção civil, relatos positivos sobre as inovações promovidas pelo grupo Bild & Vitta. “Não é à toa que, no processo de atração de novos membros para o nosso chapter, várias inscrições vieram de pessoas desse grupo empresarial, de todos os níveis hierárquicos”, conta Lima.

Onde o mundo inteiro se encontra

Sendo uma licença regional e sem fins lucrativos, o chapter é uma das duas formas de representar a Singularity University – a outra é o institucional, que dá o direito da comercialização dos formatos de conteúdo. Assim, a representação ribeirão-pretana é voltada para a criação de um ecossistema envolvido com a ideologia defendida pela SU. Hoje, existem cerca de 190 chapters espalhados pelo mundo, sendo 14 no Brasil, incluindo o de Ribeirão.

“O principal papel do chapter é promover impacto na comunidade instigando as pessoas sobre os futuros possíveis diante das tendências que estão sendo desenvolvidas. Para isso, promovemos iniciativas e projetos, como discussões, palestras, debates, artigos, relatórios, intercâmbio de conhecimento e estímulo ao desenvolvimento de tecnologias, com grande potencial de melhorar a sociedade”, explica Lima. 

Para conseguir a licença do chapter, ele se reuniu com Eduardo Cicconi, Reneide Campelo e Priscila Santarosa em 2019, e juntos montaram um leadership team, que foi inscrito no processo seletivo e aprovado. Assim, eles são responsáveis por inspirar, criar conexões e fomentar tecnologia, inovação, tendências, futurismo e impacto global. 

A importância de prever o futuro

SingularityU | Foto: Divulgação
Singularity University (SU) | Foto: Divulgação

Em 2020, um estudo do Fórum Econômico Mundial indicou as quatro habilidades que poderão melhorar o mundo depois da pandemia e apontou “Futures Literacy” como a primeira delas. Traduzido livremente como “alfabetização em futuros”, essa aptidão vai ao encontro especificamente da proposta do SingularityU, de acordo com o embaixador.

“O estudo mostra que devemos mudar a forma como tomamos decisões e nos tornar mais informados sobre as tendências de futuro, porque as abordagens convencionais não são mais suficientes”.

Com um papel cada vez mais relevante na comunidade global, o time de liderança definiu cinco áreas temáticas para serem abordadas a fim de potencializar a atuação do chapter:

  • Tecnologias e ciência
  • Futuro das organizações
  • Futuro do ser humano   
  • Futuro do planeta
  • Estudos de futuro

Recentemente, um processo seletivo, fechado em 28 de fevereiro, recebeu inscrições para novos membros voluntários – incluindo candidatos de Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, São José do Rio Preto, Franca e Piracicaba.

“A princípio, a ideia era agregar 15 novos membros e realizar um evento por mês a partir de março. Porém, o processo seletivo atraiu muito mais gente, pessoas de altíssima qualificação, como diretores e consultores de grandes empresas, empreendedores de startups, doutores e pesquisadores acadêmicos, além de jovens universitários. Assim, passaremos do leadership team inicial, de apenas quatro pessoas, para um grupo de aproximadamente 50, espalhadas por toda nossa região”, comemora Lima.

Seja parte da Singularity

A expansão do time de liderança é reflexo do crescimento que o chapter de Ribeirão Preto busca atingir, impactando mais pessoas e organizações. Segundo Lima, neste momento, estão sendo desenhados os detalhes das próximas ações e projetos.

“Nossa expectativa é realizar dezenas de ações diferentes na temática de futuros, em formatos que vão desde palestras, webinars, debates, roda de conversas, até projetos de iniciação em ‘Futures Literacy’ para jovens e projetos de apoio às organizações locais, desde empresas privadas, públicas”. 

Assim, pessoas e instituições da região terão a oportunidade de ajudar, apoiar e participar da comunidade global.

Curtiu a ideia? Cadastre-se na rede social The SU Global Community. Nela, é possível encontrar o SingularityU Ribeirão Preto Chapter. Acompanhe as novidades também no Instagram @SingularityUribeirao.

Outra forma de contato é pelo e-mail ribeiraopreto@chapter.su.org.

Leia mais: Respiradores fabricados pela USP dão reforço à UTI em Ribeirão Preto

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!