Início Matérias Sustentabilidade Seja sustentável: veja como descartar e reciclar embalagens de isopor

Seja sustentável: veja como descartar e reciclar embalagens de isopor

Ribeirão Preto conta com um projeto inovador de coleta seletiva de embalagens de isopor para reciclagem; saiba o que pode ser descartado e conheça os pontos de coleta

No auge da era do delivery, as embalagens de isopor se tornaram item comum na casa das pessoas e, consequentemente, em seus lixos. Só em Ribeirão Preto, toneladas do material são jogadas fora todas as semanas. Mas você sabia que é possível fazer esse descarte de forma mais consciente e ajudar o meio ambiente?

Fazendo parte do movimento “Civilidade nas Ruas”, começou na cidade uma campanha destinada a recolher mais de seis toneladas de isopor para reciclagem. “Formamos o Grupo Ciclos e lançamos o projeto ‘Embalo Sustentável’. Para isso, instalamos postos de coleta específicos na cidade, armazenamos em um galpão, processamos o material coletado e enviamos de volta à indústria”, explica a fotógrafa Lídia Muradás, integrante do Grupo Ciclos.

As primeiras toneladas foram enviadas para processamento em Santa Catarina, onde já entraram em processo industrial para serem reaproveitadas.

O isopor descartável

“Isopor” é o nome da marca registrada do produto EPS, que é reciclável. Ele é composto por 2% a 5% de plástico e o restante é ar.  

Confira alguns exemplos de onde ele é encontrado e a maneira certa de jogar fora para que possa ser reciclado:

  • Bandejinha de frutas, legumes, hortaliças – geralmente esses produtos são embalados secos e limpos. Não é preciso lavar a bandeja; apenas retire os resíduos dos alimentos.
  • Recipientes de refeições – Retire todo o alimento e limpe com um papel para não sobrar resíduos. Se a parede da embalagem permanecer suja de molho ou gordura, não há problema (isso não impede a reciclagem).
  • Embalagens usadas para doces – Recomenda-se um rápido enxágue.
  • Embalagens de eletroeletrônicos – Já estão limpas e secas.
  • ATENÇÃO! Bandejas de carnes (com furos) – Não são aceitas para reciclagem. Descarte no lixo comum.

Postos de coleta em Ribeirão Preto

  • Base da 2ª Cia. da Policia Militar (Avenida Prof. João Fiusa, 1.586)
  • Câmara Municipal de Ribeirão Preto (Avenida Jeronimo Gonçalves, 1.200)
  • Box da Regina Picadinhos, no Novo Mercadão de Ribeirão Preto (Avenida Ligia Latufe Salomão, 605)
  • Cenourão (Avenida Portugal, 1.397)
  • Supermercado Mialich (Avenida Barão do Bananal, 798)
  • Supermercado Big Compras (Rua Heron Domingues, 812)

Pioneirismo na coleta de EPS

O volume ocupado por EPS armazenado pelo projeto Embalo Sustentável era um problema até o ano passado. Mas, por ser uma iniciativa pioneira, no final de 2019, o projeto recebeu de uma empresa parceira uma máquina extrusora (que retira o ar do EPS). Assim, o volume é reduzido em cerca de 10 vezes, o que facilita o armazenamento e diminui custos de transporte para a indústria que reutiliza o material.

embalagens de isopor | Crédito: Lidia Muradás
Projeto Embalo Sustentável busca recolher cerca de seis toneladas por semana | Crédito: Lidia Muradás

“São ações como esta que mostram como cidadãos e organizações de voluntários têm buscado soluções sustentáveis para a qualidade de vida”, comenta o engenheiro Giulio Roberto Azevedo Prado, presidente da AEAARP.

A associação é parceira da iniciativa e fará a campanha pela coleta de EPS na internet, em redes sociais e no portal da entidade. Pelo Facebook, a página @civilidadenasruas compartilhará vídeos educativos, entrevistas e os resultados da ação periodicamente.

Leia também: Plataforma de moda estimula o uso consciente da água na confecção
Assista: 5 dicas para ser a solução e não o problema na crise econômica

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!