Início Matérias Saúde Ribeirão busca recursos para realizar testes em massa da Covid-19

Ribeirão busca recursos para realizar testes em massa da Covid-19

A iniciativa é uma parceria de empresas do setor de saúde e do Supera Parque de Inovação e Tecnologia; Doações podem ajudar a cidade aumentar número de testes e agilizar resultados

A realização de testes em massa para detectar a Covid-19 é uma das medidas mais eficazes para conter a propagação do vírus e reduzir os impactos da pandemia. Os resultados, em outros países, já foram vistos tanto no número de mortalidades quanto no “desafogamento” dos sistemas de saúde. Em Ribeirão Preto, uma parceria entre empresas do setor e o Supera Parque de Inovação e Tecnologia espera trazer essa realidade para a cidade.

Atualmente, os testes de casos suspeitos do município são enviados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP), demorando até três semanas para que os resultados sejam obtidos.

Diante desse cenário, o Supera Parque forneceu a estrutura física de seus laboratórios, que estão sendo adaptados e transformados, a fim de servirem de locais onde análises locais poderão ser realizadas. “A intenção é direcionar a testagem para uma parcela da população mais vulnerável social e economicamente. Dessa forma, reduziremos a sobrecarga no sistema de saúde”, explica Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica. Ele ressalta ainda que outro objetivo é reduzir o tempo de espera pelos resultados.

Novos laboratórios

De acordo com Marcos Santos, CEO da Onkos, “os laboratórios [atuais] não estão dando conta da própria demanda. Com base nessa realidade, empresas da área da saúde, em parceria com o Supera Parque, estão atuando para fazer os exames na cidade”.

A intenção, assim, é que Ribeirão Preto se torne referência nacional no quesito testagem. “Queremos testar o máximo de pessoas nesse momento, já que é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a proliferação do vírus na população. Porém, os recursos disponíveis hoje, no município, para elaboração dos testes, são insuficientes para toda a demanda”, avalia Santos.

Vaquinha online

Para a compra dos insumos e reagentes imprescindíveis para a realização das análises, o Supera está organizando uma campanha para captar doações, que ajudarão nos custos. “Estamos conversando com muitas empresas e batalhando os recursos. O projeto está em andamento e buscamos formas de concretizá-lo”, ressalta o CEO da Onkos. As doações podem ser realizadas clicando aqui.

Por enquanto, o Supera Parque ainda não está recebendo pessoas interessadas em fazer o teste. “Essa etapa será posterior. Estamos cuidando primeiro da infraestrutura”, declara o gerente da Supera Incubadora.

Leia mais: Médicos da Unimed oferecem consultas online sobre coronavírus
Assista também: A importância de exercícios físicos para pessoas com problemas cardíacos e/ou pulmonares

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!