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Projeto busca reduzir colisões traseiras na Rodovia Anhanguera

Sistema automatizado de iluminação utiliza câmeras com sensores a fim de identificar a presença de veículos pesados que transitam em baixa velocidade

Motoristas acostumados em pegar a estrada acabam se habituando também a velocidades maiores, especialmente se comparado à circulação na cidade. Por isso, não é raro eles serem surpreendidos por veículos pesados em baixa velocidade, resultando em colisões traseiras. Buscando diminuir esse problema, um projeto da Entrevias melhorou o sistema de iluminação da Rodovia Anhanguera.

Dessa forma, o trecho entre Ribeirão Preto e Jardinópolis, com alta incidência de colisões traseiras, agora conta com um sistema automatizado de iluminação. Utilizando câmeras com sensores, a presença de veículo pesado em baixa velocidade é detectada, resultando no acionamento gradual de uma sequência de 33 postes de iluminação com lâmpadas LED, distantes cerca de 30m um do outro. 

A meta é reduzir os casos de acidentes com alto potencial de risco e alertar motoristas sobre o que existe à frente. Um levantamento mostra que nesse trecho da Rodovia Anhanguera, aconteceram 86 acidentes com colisão traseira em 2019, representando 36% dos casos registrados.

A velocidade regulamentada no local é de 110 km/h para carros e 90 km/h para veículos pesados. Com o novo sistema de iluminação, o usuário consegue ter mais tempo de reação, se necessário.  

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