Início Matérias Curiosidades Quer trocar de óculos? Veja como provar armações sem sair de casa

Quer trocar de óculos? Veja como provar armações sem sair de casa

No isolamento social, o jeito é experimentar novas armações virtualmente; aqui, trazemos duas soluções para você não errar na hora de escolher

O cenário de isolamento social fez com que adaptássemos muitas situações comuns de nosso cotidiano, sobre as quais quase nem parávamos para pensar. As compras online, por exemplo, por mais que já fossem normais, não era a primeira opção em determinados momentos, como na compra de óculos novos. Afinal, é preciso ir à loja para provar a armação, não é mesmo?

óculos armações | Imagem: Divulgação
É possível provar óculos de grau e de sol | Imagem: Divulgação

A tecnologia mostra que não é bem assim! Visando colocar o segmento ótico no universo online, ferramentas digitais passaram a ser aplicadas por sites e aplicativos para que a experimentação possa ser feita de forma virtual.

Assim, mesmo o acessório ainda sendo muito ligado ao meio físico, seu mercado teve crescimento de 14% na receita total em 2020, com expectativa de chegar a 21% em 2023, de acordo com a plataforma Statista.

Seus óculos pelo celular ou no computador

Normalmente, a base tecnológica para os “provadores virtuais” é a leitura dos traços e medidas do rosto pela câmera do celular – algo parecido com o que os filtros de redes sociais fazem. Com essas informações “em mãos”, os sistemas projetam os modelos dos óculos, cujas especificações já estão cadastradas na base de dados.

O nível da tecnologia empregada por essas ferramentas varia e, consequentemente, o resultado também. Mas, sem dúvida, é possível obter projeções – quase como se você estivesse se olhando no espelho – bastante realistas, como as proporcionadas pelo app MyGlasses.

Lançado pela reconhecida marca alemã Zeiss, fabricante de sistemas ópticos, ele une escaneamento facial 3D e realidade aumentada para ajudar na escolha das armações. Confira no vídeo a seguir como funciona:

O app Zeiss My Glasses é gratuito e, por enquanto, só está disponível para dispositivos com sistema iOS (iPhone). Contudo, tanto na Apple Store quanto na Play Store (sistema Android) já existem vários outros aplicativos (cujo nível da tecnologia varia) com a mesma finalidade.

As próprias óticas estão investindo nessa solução digital. Então, uma dica é conferir se sua loja de preferência já conta com essa alternativa!

Da mesma forma, mas, normalmente, mais fáceis de serem acessados pelo computador, existem sites pelos quais é possível fazer a experimentação. O Óculos World, por exemplo, possui várias ferramentas a fim de proporcionar o máximo de realidade no resultado. Para isso, ele pede que seja gravado um vídeo de 5 segundos (para o qual dá algumas instruções).

óculos | Imagem: Divulgação
Sites usam ferramentas virtuais para permitir a experimentação | Imagem: Divulgação

Mas ele também ajuda quem não tem ideia de que armação escolher. Então, ele tem um espaço para que o consumidor entenda o formato do próprio rosto e os óculos que mais combinam com ele, e até que compartilhe os testes com os amigos. Quer ver como funciona? Acesse https://www.oculosworld.com.br/virtual-try-on

Precisando trocar seus óculos de grau, após consulta com o oftalmologista, foi somente após provar várias armações em um desses aplicativos (e também site) que o jornalista Felipe Mateus adquiriu um modelo novo.

“Como as óticas estão fechadas por conta da pandemia, procurei alternativas online e achei o Glass On, que é, inclusive, muito bem avaliado. E foi até surpreendente. Porque ele apresenta opções de óculos muito parecidas com aquelas de óticas. Alguns aplicativos só simulam armações mais divertidas, lúdicas, mas esse não”, avalia.

Felipe aproveitou a oportunidade para experimentar modelos diferentes aos que estava acostumado e gostou muito do resultado – tanto que resolveu inovar. “Eu ficava inseguro de pegar óculos que tivessem armação mais redonda, por entender que ficaria ruim para mim. Mas achei alguns modelos que deram bem certo no meu rosto. Isso ajudou até para eu entrar em contato com a ótica e já pedir uma armação mais redonda, que, agora, é a que estou usando”.

Leia também: SingularityU traz iniciativa global de inovação para Ribeirão Preto
Assista: Beleza tem padrão? | Zumm Play

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!