Início Matérias Cidade Qual Ribeirão Preto você quer para 2030?

Qual Ribeirão Preto você quer para 2030?

Instituto Ribeirão 2030 atua no plano de políticas públicas e prevê uma melhor qualidade de vida para a cidade nos próximos anos 

Uma Ribeirão Preto com eficiência na máquina administrativa e planejamento de longo prazo, em que sociedade atue em rede junto ao poder político para reduzir as desigualdades e melhorar os serviços oferecidos. Esse é o desejo do Instituto Ribeirão 2030, entidade do terceiro setor que atua com políticas públicas locais para que a cidade, na próxima década, ofereça melhor qualidade de vida para a população.

Revista com diagnóstico da Agenda 2030 em Ribeirão Preto, elaborada pelo Instituto Ribeirão 2030 | Crédito: Divulgação

Formalizado em abril de 2018, o Instituto tem parceria com programa Cidades do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) para atuar no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integrantes da Agenda 2030, uma série de metas que países, estados e municípios devem atingir até o final desta década.

Formado por cerca de 70 voluntários, o Instituto Ribeirão 2030 já realizou uma série de ações nesses três anos de existência, principalmente nas áreas de educação, controle social (transparência pública), modernização da administração e assistência social.

No ano passado, a entidade coordenou um estudo intitulado Plano de Cidade, com cerca de 300 sugestões de políticas públicas para serem implementada pelos governos municipais até 2030, relacionadas com os 17 ODS.

Esse trabalho foi apresentado, em conjunto com outras 27 entidades representativas (como OAB, Acirp e Ciesp), a todos os candidatos a prefeito. Duarte Nogueira, reeleito, assinou uma carta-compromisso no qual sua gestão observará as sugestões apresentadas.

O Instituto Ribeirão 2030 também já realizou diagnósticos sobre o IPM (Instituto de Previdência dos Municipiários), para amenizar o rombo previdenciário do funcionalismo público, liderou a criação do Comitê Municipal de Transparência, atuou na campanha para barrar o aumento do número de vereadores da Câmara e, na pandemia, promove mobilizações por doações de alimentos.

“Nosso objetivo é somar esforços de cidadãos que, voluntariamente, se dedicam para melhorar Ribeirão Preto. Não temos nenhum viés político ou partidário, buscamos jogar luz sobre problemas e apresentar sugestões de soluções”, aponta Eduardo Amorim, presidente do Instituto. A diretoria também é composta pelos vice-presidentes Maurilio Biagi e Dorival Balbino.

Encontro com o prefeito Duarte Nogueira, em abril de 2019, para debater políticas públicas | Crédito: Divulgação

Leia mais: Governo renova plano emergencial de manutenção do emprego

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!