Programa da SEMEAR diminui desgaste emocional durante tratamentos de FIV

Baseada em um atendimento mais amigável, a iniciativa diminui o impacto psicológico e aumenta a confiança de quem busca a gravidez por meio da reprodução assistida

Voltada exclusivamente à reprodução assistida, a SEMEAR fertilidade sempre presou por oferecer um atendimento humanizado e eficiente aos seus pacientes: o foco é atingir a gravidez com mínimo de desgaste emocional e financeiro. Conhecido no universo científico como “friendly IVF”, esse tipo de tratamento diminui o fardo psicológico do processo, fazendo com que o casal não desista prematuramente de conquistar o sonho de gerar uma vida.

De acordo com Wellington Martins (CRM/SP 104.946), diretor clínico da SEMEAR fertilidade, essa mentalidade é fruto de quase 20 anos dedicados à ciência e a essa área de pesquisa. “Qualquer tratamento médico carrega um peso emocional grande e, na reprodução assistida, isso é mais evidente. Cada passo é importante e passível de alegrias ou tristezas. Sendo assim, nossos pacientes são acompanhados durante todo o processo pelo médico escolhido, que é sempre o mesmo em todas as consultas e procedimentos, garantindo o fortalecimento do elo entre eles”, explica o especialista.

Semear Fertilidade 1 | Crédito: Zoro Seixas
Recepção da SEMEAR Fertilidade | Crédito: Zoro Seixas

A clínica oferece diferentes opções terapêuticas, desde a fertilização in vitro tradicional (FIV/ICSI) até uso de óvulos, sêmen ou embriões doados.

Suporte emocional

Cientes da importância de oferecer equilíbrio emocional aos pacientes, a clínica garante que todos tenham acesso a acompanhamento com a psicóloga Ana Beatriz Sante (CRP 06/65066), bem como à assistência de um “anjo”, nome dado a pessoas designadas para estabelecer e manter a ponte entre o casal e os diferentes setores envolvidos no tratamento.

“Dessa forma, eles ficam em constante contato com o médico e recebem os detalhes do tratamento em tempo real, conforme tudo acontece. Por exemplo, todas as informações sobre os embriões que estão em desenvolvimento, material que está sendo congelado, exames realizados ou até dúvidas sobre como tomar um medicamento podem ser solucionados assim. Há suporte 24 horas”, ressalta Carolina Nastri (CRM/SP 104.808), diretora técnica médica.

Semear Fertilidade 2 | Crédito: Zoro Seixas
Laboratória da SEMEAR | Crédito: Zoro Seixas

Inclusive, foi devido a esse tratamento mais humanizado que a SEMEAR fertilidade apresentou um crescimento muito rápido desde sua fundação, em setembro de 2016. Hoje, ela é um dos maiores e mais conhecidos centros de reprodução assistida do país

Diminuindo o fardo

Carolina lembra que “é importante ter em mente que os tratamentos de reprodução assistida aumentam a chance de gravidez, mas, apesar de seus alcances atuais, existem limites que não podem ser ignorados. É necessário se preparar para a alegria ou para a frustração em um ciclo de tratamento, a fim de se reerguer e continuar”.

Pensado justamente para minimizar essa sensação de frustração que tende a aparecer durante a jornada, a SEMEAR criou o programa Múltiplos, que inclui a possibilidade de realizar vários tratamentos de FIV/ICSI.

Oferecido por meio de planos, o programa termina apenas quando os pacientes completam os ciclos contratados ou acontece o nascimento. “No caso de a mulher engravidar, mas abortar, ela retoma o programa de onde parou. No Múltiplos Total, podem ser realizados até 12 ciclos de FIV com óvulos próprios ou fertilizações múltiplas utilizando até 48 óvulos doados”, explica Iara Viana (CRBio N° 67096/1-D), diretora técnica do laboratório.

Existe ainda, nesse plano, uma tabela de equivalência, na qual o casal pode optar pela combinação que desejar, mudando de estratégia sempre que julgar necessário.

Já os planos Múltiplos Próprios ou Doados são para quem tem a certeza do caminho que desejará seguir. No primeiro, podem ser realizados até seis ciclos de FIV, enquanto, no segundo, utilizados até 24 óvulos doados.

“Assim, é possível não ter surpresas financeiras durante o tratamento e focar no próximo passo, mesmo diante de um negativo. Outro aspecto muito importante é que o casal passa a dividir a responsabilidade com seu médico, que se encontra empenhado em atingir a gravidez o quando antes. A confiança construída permite a tomada de decisões mais guiada pela ciência que pelo medo. É realmente uma mudança de paradigma”, destaca Iara.

Semear Fertilidade | Crédito: Zoro Seixas
Iara Viana, Carolina Nastri e Wellington Martins | Crédito: Zoro Seixas

SEMEAR Fertilidade

www.semearfertilidade.com
Avenida Aurea Apparecida Braghetto Machado, 220 – Ribeirão Preto/SP
(16) 3916.2077
(16) 9 9644.9535
@SEMEARfertilidade

Comente a Respeito

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Rede Social

11,715FãsCurtir
28,890SeguidoresSeguir

Muito +

Prontos e mais fortes que nunca

Família Vita, seja bem-vida! O nosso propósito sempre foi participar da vida das pessoas contribuindo para o seu bem-estar....

Reforma tributária? Que reforma tributária?

A proposta apresentada pouco simplifica o sistema e mais que triplica a carga tributária para setores já em dificuldades

Sustentabilidade: uma questão de atitude

Parece que a sustentabilidade é algo que está somente ao alcance dos governos, dos grandes conglomerados e daquilo que se vê na...

Como lidar com as incertezas?

A pandemia trouxe novos desafios a nossa saúde mental, especialmente por deixar várias dúvidas sobre o que o amanhã nos reserva

Reabertura das academias e cuidados preventivos

A orientação é realizar a atividade física usando máscara. Muitos não sabem, mas o contágio do coronavírus é extremamente comum em situações...
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!