Início Matérias Problemas cardiológicos parecem estar relacionados à Covid-19

Problemas cardiológicos parecem estar relacionados à Covid-19

Arritmias, insuficiência cardíaca e alguns casos de infarto estão entre os problemas cardiológicos documentados em trabalhos sobre a infecção

A Covid-19 foi responsável por uma sobrecarga importante no sistema de saúde, provocando muitas internações, o que, consequentemente, levou a reorganizações de diversos hospitais para ampliação de leitos de enfermaria e de UTI. Em meio a tudo isso, diversos trabalhos documentaram efeitos cardiovasculares relacionados a essa nova doença, não somente durante a infecção aguda, mas também semanas a meses após a infecção.

Problemas cardiológicos como arritmias, insuficiência cardíaca e alguns casos de infarto foram reportados; cansaço e fadiga após a Covid-19 também tem sido bastante frequente, demandando investigação adicional, particularmente se houver um desconforto no tórax (dor no peito), o que não é esperado na infecção pelo vírus.

Outro ponto é que sabemos que algumas vacinas para prevenção tiveram um aumento discreto de casos de miocardite; entretanto, esse risco é muito baixo especialmente se comparado ao risco da própria infecção causar problemas no coração, sendo extremamente recomendada à população a vacinação em larga escala.

Vale ressaltar que talvez a maior consequência da pandemia seja o impacto nas outras doenças. Quantos procedimentos eletivos não foram suspensos, tratamentos adiados, avaliações preventivas postergadas. Na cardiologia, pacientes não retornaram às consultas para tratamento adequado da hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia e a prevenção de complicações cardiovasculares (como infarto, AVC e descompensação de insuficiência cardíaca) não foi realizada na maioria dos casos. Agora com a maior parte da população adulta vacina, seguindo ainda todos os protocolos conforme as autoridades sanitárias, é fundamental que os pacientes retomem suas avaliações de rotina.

POR DR. PEDRO SCHWARTZMANN (CRM/SP 121092)

  • Cardiologista especialista em insuficiência cardíaca
  • Coordenador da Unidade de Tratamento Cardiovascular do Hospital Unimed Ribeirão Preto
  • Responsável pela Clínica Cardio Prime

Leia também: Cuidados pós-covid: o retorno às atividades esportivas

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!