Início Matérias Curiosidades Por que harmonizar café com pão de queijo é tão bom?

Por que harmonizar café com pão de queijo é tão bom?

Essa é uma combinação protagonista no nosso cotidiano; Descubra porque a combinação de café com pão de queijo fica tão saborosa

No café da manhã ou nos intervalos durante o dia, tomar uma xícara de café acompanhada de pão de queijo, recém saído do forno, oferece uma deliciosa harmonização gastronômica.

Mas você sabia que o motivo para tanto sucesso pode estar diretamente relacionado ao queijo? De acordo com Helen Maluly, doutora em Ciência de Alimentos, o ingrediente está presente no quinto paladar humano, conhecido como “umami”.

“O umami está evidente em muitos alimentos do cotidiano, como tomates, carnes, cogumelos e, principalmente, queijos. Ele tem um papel fundamental para que a harmonização aconteça”.

O quinto paladar

A princípio, descoberto em 1908, o quinto paladar tem como características o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

“Quando misturado ao café, o umami ameniza sensações. Isso porque alguns tipos de café de torra mais intensa ou de maior acidez passam por processos de fermentação longos. Outros compostos presentes naturalmente nos grãos, como polifenóis, também podem provocar certa adstringência, mas isso dependerá das concentrações”, comenta Helen.

No entanto, o fato mais interessante está relacionado à facilidade na diluição dos aromas e a continuidade do sabor entre o café e queijo, ocasionado por meio da saliva.

Dá para harmonizar ainda mais?

A fim de ter uma experiência mais acentuada, vale escolher tipos de café e queijo de qualidade superior visando melhorar essa combinação.

“Alguns blends, feitos com Coffea arabica e Coffea robusta, podem ser mais amargos pelo aumento do teor de cafeína. Eles são excelentes escolhas para queijos mais fortes. Já queijos mais leves, como brie, camembert ou mesmo os frescos, combinam bem com cafés da variedade arábica”, aconselha a especialista.

Vamos experimentar? Está quase chegando a hora do café!

Leia também: Raclette, a receita de queijo derretido de maior sucesso
Assista: Papo Zumm: Vinhos do Douro

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!