Início Colunas Agro Por que acredito em 2020?

Por que acredito em 2020?

Se nenhum desastre acontecer, estou confiante que teremos um grande ano…

Por isso, separei sete fatores que se alinham e me oferecem essa confiança:

1) A queda da taxa de juros e os novos formatos de crédito, tipo “crowdfunding”, que estão transformando pessoas em empreendedoras novamente, tirando recursos de aplicações e movimentando a economia real, com geração de oportunidades.

2) A inflação controlada, mesmo com a recente desvalorização do Real, e a subida dos preços das carnes possibilita pensar mais no longo prazo.

3) A taxa atual de câmbio favorece nossas exportações e a indústria local, encarecendo produtos concorrentes. Se é ruim para o consumidor final, é boa para a indústria e outros agentes econômicos. Favorece também o consumo de etanol, a exportação de açúcar e a retomada da cana.

4) A ânsia reformista que se observa no Governo Federal e no Parlamento, com o Brasil avançando na direção correta para retirar o Estado da frente do cidadão empreendedor e diminuir seu tamanho e peso sobre a sociedade.

5) A demanda nacional e internacional firme – a nacional pela expectativa de mais crescimento econômico e, consequentemente, mais consumo, e a internacional, que mesmo com os problemas geopolíticos e a guerra comercial entre China e EUA desacelerando o crescimento da economia global, joga a favor do Brasil nas exportações de alimentos, entre eles as carnes, que têm grande expectativa, e os grãos.

6) O enorme pacote tecnológico que está à disposição dos agentes do agronegócio, aplicativos, inteligência artificial, drones e outras tecnologias permitindo maior controle de custos e eficiência.

7) Finalmente, tenho rodado o Brasil todo, conversado com muita gente, muitos empresários, e sinto que a confiança das pessoas no país voltou e estimula também o espírito empreendedor e o investimento, criando oportunidades e geração de renda e valor.

Esses pontos todos, eu não me lembro de ver juntos no início de um ano. E, salvo algum desastre, eles podem fazer com que 2020 seja um grande ano ao agro e ao Brasil.

Marcos Fava Neves
Engenheiro Agrônomo
Professor da FEARP/USP e EAESP/FGV
favaneves@gmail.com
www.favaneves.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!