Início Matérias Gourmet Por dentro do mundo cervejeiro: conheça os termos mais comuns

Por dentro do mundo cervejeiro: conheça os termos mais comuns

Há alguns anos, Ribeirão Preto se tornou um polo cervejeiro e a bebida ganhou força total na região. Mas o quanto você conhece sobre as expressões ao redor das cervejas?

O brasileiro possui muitas paixões e, sem dúvida, a cerveja é uma delas. Tanto que, em um levantamento feito pela Cuponation, o Brasil ficou em 3º lugar entre os 10 países que mais consomem a bebida. Nesse cenário, Ribeirão Preto é um forte contribuinte, uma vez que se tornou polo cervejeiro, colecionando rótulos de fabricação local.

Tomar cerveja, por sua vez, é muito mais que o ato de beber em si. É uma experiência de socialização, como bem lembra o Bier Park. Não à toa, foi criada uma tradição detalhada em hábitos, formas de consumo e termos próprios, que emolduram o universo das cervejas. Você conhece os principais?

Falando a língua da cerveja

Colarinho: tem quem goste, mas quem prefira sem | Crédito: Divulgação

Colarinho: forma mais popular para se referir a espuma que se forma na superfície do copo de cerveja ou chope. É essa espuma que atesta sua qualidade e ajuda a manter elementos fundamentais, como aroma, sabor e temperatura. Inclusive, garçons costumam perguntar aos clientes se preferem a bebida com ou sem colarinho. Aliás, o que você prefere?

Corpo: sensação tátil da bebida. Aquela que, quando entra em contato com as células sensitivas da boca, nos proporciona uma percepção de viscosidade e fluidez.

Drinkability: termo em inglês para mencionar o quanto uma bebida é agradável ao paladar.

Retrogosto: trata-se dos aromas e sabores que permanecem no paladar após a ingestão da cerveja.

Véu de noiva: termo popular para descrever aquela fina camada de gelo que envolve uma garrafa extremamente gelada. O véu de noiva indica uma cerveja prestes a congelar e, por isso, a garrafa deve ser manuseada próximo à tampa para que o choque térmico não congele a bebida.

Leia também: Concha Y Toro disponibiliza curso de vinhos online gratuito
Assista: After Work na Famosa Pizza

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!