Flávio Canto, Laila Ben Chaouat El Fassi, André Naddeo, Kazem Ahmadi, Tales Vilar e Ícaro Vilar | Créditos: Rafael Cautella

Planeta de TODOS promove palestra com o jovem afegão Kazem Ahmadi

POR Mariana Campos 21 de junho de 2022
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

O evento comemorou o dia 20 de junho, data que representa um marco estabelecido pelas Nações Unidas para homenagear internacionalmente a resiliência de cidadãos refugiados

Esse ano, a data ganhou ainda mais relevância diante do crescente número de refugiados, que, impulsionado pela guerra na Ucrânia e outros conflitos, atingiu pela primeira vez o patamar de 100 milhões de pessoas e tem preocupado diversas instituições ao redor do mundo.

Atento à crescente demanda por asilo e apoio daqueles que precisam fugir de seus países por motivos relacionados a guerras, autoritarismos ou à pobreza extrema, no mês de junho, à propósito do Dia Mundial do Refugiado, o Grupo Cartão de TODOS cria uma agenda para sensibilizar a população brasileira para com essa importante pauta, apresentando ações e beneficiados de seu programa de auxílio à causa: o Planeta de TODOS.

A ONG brasileira com atuação internacional trouxe ao Brasil o jovem afegão Kazem Ahmadi, um dos mais de 100 jovens que foram ajudados pelo Planeta de TODOS, ao longo de seus cinco anos de atuação. Além de eventos internos, Ahmadi tem como um de seus objetivos apresentar amplamente aos brasileiros suas experiências sobre o processo de asilo em solo europeu e sensibilizar a população brasileira quanto às agruras sofridas pelos imigrantes no Velho Continente, ainda a principal porta de entrada de refugiados pelo mundo.

Sobre Kazem Ahmadi

Kazem Ahmadi, afegão que fugiu da opressão talebã, está entre os jovens acolhidos pelo Planeta de TODOS, em parceria com a Holes in the Borders. Kazem passou 10 dias à deriva no mar durante a viagem de fuga. Chegou à Grécia e tentou asilo local. Após nove meses por lá e sem respostas das autoridades europeias, o jovem foi parado pela polícia e levado a um centro de detenção para imigrantes onde ficou por três meses. Quando finalmente conseguiu acesso legal, passou pela entrevista e foi aceito: conseguiu o asilo político em função da sua perseguição pelos talebās.

Kazem encontrou espaço em prédios ocupados no centro da capital grega, onde vários imigrantes também encontraram moradia. Quando essa ocupação foi destituída pela autoridades gregas, sem opção outra opção, ele conseguiu uma vaga no Planeta de TODOS, onde usou as ferramentas que provemos para se integrar na sociedade local de maneira efetiva. “Este projeto é um trampolim para a vida. Em quase ano, eu consegui me reerguer, usando as ferramentas dele, e me tornei mediador cultural, ajudando primeiramente menores nāo acompanhados no campo de Eleonas (Atenas), e depois disso, vítimas de violência de gênero, também como intérprete, em duas ONGs gregas diferentes”, conta Kazem.

Durante o mês de junho de 2022, Kazem Ahmadi visitará o Brasil, com uma agenda de eventos para compartilhamento de sua história e sensibilização para com a causa e situação dos refugiados ao redor no mundo e também em nosso país.

Sobre o Planeta de TODOS

Criado em 2018, o programa de auxílio do Grupo Cartão de TODOS oferece suporte à geração dos chamados “jovens não acompanhados”, homens solteiros na faixa dos 18 aos 30 anos que fazem parte de uma lacuna deixada pelo poder público e pelas grandes organizações dos países acolhedores, órgãos que comumente se propõem a auxiliar crianças, mulheres e idosos. Segundo o diretor do Planeta de TODOS, André Naddeo, a falta de apoio à geração de jovens não acompanhados, em meio a crises humanitárias, os deixam suscetíveis a problemas com drogas, máfias ou mesmo prostituição. “Mais do que o assistencialismo básico, nosso objetivo é promover transformação social através de uma política solidária, como a que fundamenta os princípios do Cartão de TODOS, diante de uma gigantesca crise que só encontra precedentes na Segunda Guerra Mundial”, explica Naddeo.

Créditos: Rafael Cautella

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE