Início Matérias Curiosidades Pesquisador brasileiro descobre na Amazônia nova espécie de peixe-elétrico que emite 860...

Pesquisador brasileiro descobre na Amazônia nova espécie de peixe-elétrico que emite 860 volts

A descarga é a maior já registrada em um animal; outra espécie de peixe-elétrico foi descoberta e nomeada de Electrophorus varii

O pesquisador brasileiro Carlos David de Santana descobriu, após cinco anos de pesquisa, duas novas espécies de peixe-elétrico poraquê na Amazônia. O resultado da pesquisa foi publicado na revista Nature Communications.

Os poraquês podem chegar a 2,5 metros de comprimento e são os peixes que produzem as descargas elétricas mais potentes, que são utilizadas para caça e defesa.

A espécie Electrophorus voltai produz um choque de 860 volts, a maior corrente elétrica já registrada em animais, além disso, o valor é quatro vezes maior que a energia liberada por uma tomada comum de 220 V; o recorde era de 650 V.

Sozinho, a descarga elétrica do poraquê descoberto não é mortal aos seres humanos, já que dura até 2 segundos. Porém se estiverem em grupo, caso um solte a energia, automaticamente, todos liberarão o choque. A energia, somada, do bando todo é capaz de matar um ser um humano. Até o momento sabe-se que os Electrophorus voltai vivem em populações de até 10 indivíduos.

Outra espécie descoberta pelo pesquisador brasileiro foi os Electrophorus varii, que não são capazes de emitir a mesma descarga elétrica que os colegas. Ambos os peixes vivem nos rios Xingu e Tapajós.

Ambientalistas estão preocupados com a vida desses animais, já que a ação humana pode colocá-los na lista de extinção. Por exemplo, a construção da hidrelétrica do Xingu alterará muito a biodiversidade do local.

Medicina

Cientistas estudam as enzimas componentes dos órgãos que liberam as descargas elétricas para transformá-las em aliadas no combate às doenças neurodegenerativas.

Leia também: Quero ter animais silvestres em casa, o que devo fazer?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!