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Perplan acelera digitalização do mercado imobiliário

Tendo como foco a jornada de compra do consumidor, a Perplan aumentou sua presença no mundo digital durante 2020 e planeja continuar em expansão

A transformação digital chegou, definitivamente, ao mercado imobiliário e trouxe mudanças profundas na forma como os brasileiros compram seu imóvel. Nesse contexto, a Perplan acelerou o seu processo de investimento tecnológico e aumentou sua presença no mundo digital, tendo como foco a jornada de compra do cliente e o Funil de Vendas. Propondo estratégias inovadoras e investimento sistematizado na digitalização, ela conquistou cases de sucesso com a vendas de imóveis.

Um deles, em 2020, foi a abertura de vendas do Villas do Mirante. Alterando todo seu sistema de vendas tradicional, a Perplan criou uma plataforma de comercialização dos lotes 100% digital. Os resultados obtidos, na primeira hora de lançamento do empreendimento, foram de mais de 90% de lotes vendidos.

Ainda por meio de um projeto de marketing digital que se fundamenta em inteligência de dados, a empresa aumentou o alcance de sua marca no digital em até três vezes. Isso resultou em melhora de market share no segmento: a positivação do online saltou 1,4% em 2019 para 13% em 2020.

Soluções Perplan

De acordo com Ismael Silva, coordenador de Marketing Digital da Perplan, a empresa soube, rapidamente, responder aos desafios impostos pela pandemia e adotou soluções digitais que contribuíram para gerar o crescimento pretendido. Tudo feito com planejamento e focado no cliente.

“A Perplan, dentro de seu planejamento estratégico, priorizou fortalecer sua presença digital, se aproximando ainda mais de seus principais públicos. Integramos os canais de comunicação e passamos a nutrir os clientes por meio de ferramentas digitais – com ações de Marketing de relacionamento e eventos, conteúdos e informações de qualidade. Estamos usando cada vez mais os meios virtuais para viabilizar o encontro do público com nossos produtos”, afirma.

A mesma avaliação é feita por Rodrigo Camargo, diretor Comercial e de Marketing, ao explicar que reinventar-se constantemente faz parte do processo de crescimento de uma empresa.

“Com muita rapidez, a Perplan respondeu aos desafios impostos pela pandemia. Criamos oportunidades para movimentar nosso mercado e engajar o público. Fomos dinâmicos e pioneiros em diversos momentos e, durante este período de distanciamento social, tomamos a frente, por exemplo, ao criar uma programação específica de treinamentos e ações motivacionais com nossa equipe de vendas usando as plataformas digitais disponíveis”.

Tecnologia de ponta

Outro exemplo da digitalização que deu certo na Perplan é a Gestão do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), atividade sob responsabilidade do Setor de Relacionamento com o Cliente e a ajuda do Marketing Digital. Ela permite rapidez no atendimento e visa garantir a qualidade em todo o processo, de dúvidas na negociação da compra até o pós-venda.

A gestão das plataformas digitais se fundamenta no levantamento e na inteligência de dados, com foco na geração de leads (possíveis compradores) e na satisfação do cliente, a fim de proporcionar a melhor experiência ao usuário.

No setor de Relacionamento com o Cliente da Perplan, coordenado por Danilo Norato, a digitalização permitiu a criação e a estruturação de uma Central de Relacionamento, com a implantação de um conceito Omnichanel. Ou seja, a empresa está em diversas plataformas digitais e canais de comunicação – digitais e analógicos – e pode ser acessada ou encontrada por todas as pessoas interessadas em tempo real.

A Perplan está no Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Pinterest e no site. Também pode ser acessada por telefone ou e-mail. As áreas de interação direta e os canais de comunicação com clientes e possíveis compradores se integram por meio de um software específico para essa atividade.

Danilo Norato, coordenador de Relacionamento com o Cliente | Crédito: Divulgação

“Com essa tecnologia, utilizada e aprovada pelos maiores playersque se relacionam com seus diversos públicos agilizamos todo o nosso atendimento. Ao mesmo tempo em que usamos o melhor da tecnologia, tornamos nosso atendimento ainda mais humanizado e personalizado”, destaca Norato.

O coordenador lembra que está para “sair do forno” um novo Portal do Cliente na Internet. Focado na busca pelo engajamento de seus públicos, o novo espaço digital ampliará a relação do cliente com a empresa.

“Atualmente, muitos contatos passam primeiro pelo site da Perplan. Com o Portal do Cliente, criaremos um verdadeiro ecossistema de atendimento, com todas as plataformas conectadas e a centralização do controle das informações relevantes”.

Integração dos canais

A integração entre os canais de venda é uma tendência do Marketing atual. Na Perplan, foram realizadas diversas ações nas quais as publicidades se completaram. Exemplos são todas as vezes nas quais as campanhas da empresa se integraram por meio de um QR Code.

“Será um caminho natural as equipes online e offline atuarem de forma independente, pela própria característica e dinamismo do trabalho. Porém, sempre será possível e necessário integrar as campanhas para que se consiga maior eficiência dos resultados”, explica Ismael Silva.

É claro que o cenário econômico contribuiu para que o mercado imobiliário continuasse crescendo – as taxas de juros chegaram aos patamares mais baixos da história do país; a poupança e outros investimentos financeiros passaram, então, a render pouco, fazendo o direcionamento das reservas financeiras de muita gente ir parar nos imóveis.

De fato, a pandemia não desestruturou o setor, que respondeu rapidamente aos desafios impostos para não perder a oportunidade de continuar em expansão. Tanto que, de acordo com a Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), houve um aumento de 58% na venda de habitação em julho de 2020 em relação ao mesmo mês de 2019. No Brasil, 13.023 unidades foram comercializadas, um número sem precedentes desde maio de 2014.

Na Perplan, especificamente, o desempenho do mercado imobiliário tem chamado a atenção. A empresa ultrapassou a marca de R$ 300 milhões de venda bruta neste ano, o que é muito significativo para uma empresa do interior.

“Nosso setor sempre foi um motor da economia. Agora, os lançamentos da construção civil, a digitalização do mercado imobiliário e a geração de empregos impulsionarão, com certeza, a recuperação geral da economia do Brasil”, afirma Ricardo Telles, diretor Presidente da Perplan.

Leia mais: Em apenas 1 hora, lançamento da Perplan tem quase 90% do loteamento vendidos
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