Início Matérias Moda Peças-chave para um guarda-roupa funcional e versátil

Peças-chave para um guarda-roupa funcional e versátil

Com ajuda de uma consultora, saiba quais são as peças-chave que podem mudar sua relação com a moda e facilitar muito sua rotina em frente ao espelho

Que atire a primeira pedra quem jamais comprou uma peça de roupa e acabou se arrependendo por não saber como ou quando usá-la; ou porque percebeu que ela não combina com nada que já estava no guarda-roupa. Para evitar situações como essas, é essencial ter peças-chaves, que, na moda, são aquelas roupas que combinam com praticamente tudo e se adaptam a diferentes ocasiões e ambientes.

De acordo com Aline Calil, graduada em Moda e consultora de imagem e estilo, peças-chave – também conhecidas como peças-coringa – são aquelas que apresentam muitas funcionalidades.

Calça de alfaiataria | Foto: Divulgação Malwee
Calça de alfaiataria é um coringa | Foto: Divulgação Malwee

“Provavelmente, elas vão combinar com a maioria das peças já presente em seu guarda-roupa e entre si, e permitirão montar vários looks diferentes. Elas também tendem a ser versáteis, ou seja, podem ser usadas tanto no trabalho quanto em momentos de lazer”, explica.

Dessa forma, além de funcionais, essas roupas trazem mais facilidade para a tarefa diária de compor um visual (especialmente naqueles dias em que falta “palpite”). Mas também é importante investir em peças-chave de qualidade que vão durar por bastante tempo e podem ser usadas em todas as estações. Confira abaixo cinco sugestões dadas pela marca Malwee:

Jaqueta jeans

Uma peça que combina com tudo! As jaquetas jeans podem ser usadas com calça de moletom e tênis, com vestido e coturno, com calça do mesmo material e uma gola alta, ou até mesmo com short jeans e papete. As mais comuns são feitas no tom clássico do jeans e podem ser usadas o ano todo, principalmente em combinações descontraídas.

Camisa

Um item muito versátil e que transita com estilo por ocasiões variadas. É a peça perfeita para quem quer ir do trabalho a um encontro com os amigos sem a preocupação de mudar o look. Um simples acessório pode mudar completamente sua apresentação. Combina com calças de alfaiataria, saias, shorts e bermudas, inclusive em um look total jeans. Além disso, quando usada com tênis, por exemplo, cria uma produção informal e comfy.

A moda não precisa ser complicada| Foto: Divulgação Malwee
A moda não precisa ser complicada| Foto: Divulgação Malwee

Vestido preto

Apesar de nunca ter saído de moda, o vestido preto ganhou várias repaginações. São vários comprimentos e tecidos, incluindo o paetê e o veludo. Ele também aparece no comprimento midi e em versões mais confortáveis, como em moletom e malha canelada, que se adéquam facilmente ao corpo e não apertam. Podem ser usados com tênis branco, coturno, sobretudo e até aquela jaqueta oversized.

Calça de alfaiataria

Quase um novo jeans! A calça de alfaiataria tem sido muito vista porque combina com absolutamente tudo: tênis, coturno, sandália, papete, camisetas divertidas, blusa de gola alta, regata, body, moletom e por aí vai. Além disso, ela é mais um exemplo de peça que transita facilmente entre diversos ambientes e ocasiões, justamente por ter essa versatilidade e permitir combinações tão simples e distintas ao mesmo tempo.

Blazer estruturado

Blazer | Foto: Divulgação Malwee
Blazer | Foto: Divulgação Malwee

Se engana quem pensa que o blazer só funciona em ambientes profissionais. As possibilidades de combinações com essa peça são diversas e vão desde o vestido soltinho em dias mais quentes, até a calça jeans com coturno quando o tempo está fechado. Além das tonalidades mais clássicas e sóbrias como preto, cinza e marrom, essa peça tem sido muito usada em cores mais divertidas, como amarelo, verde e vermelho, a fim de criar combinações descontraídas e casuais.

Para a consultora de imagem e estilo, essa seleção de peças ou a maioria fará sentido para muita gente. Mesmo assim, sempre é válido julgar de acordo com a individualidade de cada uma e das possibilidades apresentadas.

“Dá para você usar calça de alfaiataria tanto no trabalho quanto em um look mais despojado, com uma camiseta e um tênis, por exemplo; dá para usar o blazer inclusive com a calça de alfaiataria ou com um short, ou ainda em cima do vestido preto, ou de qualquer outra peça que você goste; a camisa jeans dá para usar como uma terceira peça, como se fosse uma jaqueta, mas mais leve, ou amarrada na cintura, além de usar da forma tradicional mesmo, fechada, que fica uma peça bem legal. O que vale é pensar nas possibilidades e aprender a brincar com elas”, ensina.

Peças-chave: atemporais e versáteis

Aline explica que outra característica que torna uma peça um coringa no armário é sua atemporalidade. Ou seja, desde que foi criada – não importa há quanto tempo –, independentemente da estação ou das tendências da moda, ela sempre está presente nas lojas ou nos guarda-roupas.

“É o caso do jeans, por exemplo. Pode ser que a moda seja o wide leg, ou o skinny jeans; mas não importa. Sempre teremos pelo menos uma calça jeans. Mesma coisa com a camisa – não importa o estilo, temos uma. O que muda mesmo é que cada temporada pode trazer uma versão inusitada da peça, seja pelo tecido, cor ou corte. Mas a peça em si, a ideia, é sempre a mesma”, esclarece a consultora.

Veja também: 3 maneiras elegantes de usar as papetes
Assista: Beleza tem padrão? | Zumm Play

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!