Pizza de abobrinha, do Figurate Italian Food | Foto: Divulgação

Pizzas vegetarianas estão ganhando o paladar dos brasileiros

POR Redação 4 de setembro de 2021
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

O chef Henrique Campos ensina como conseguir sabores marcantes e gostosos usando ingredientes de origem vegetal

Hoje, estima-se que 30 milhões de brasileiros são vegetarianos; ou seja: não comem nenhum tipo de carne e, em alguns casos, excluem qualquer ingrediente de origem animal – caso dos chamados veganos. Esse é, portanto, um mercado em expansão para os chefs de cozinha, que encontram tanto espaço quanto necessidade de inovar para criar pratos saborosos, extraindo o melhor de frutas, legumes, verduras e oleaginosas.

O chef Henrique Campos, do Figurate Italian Food | Foto: Divulgação
O chef Henrique Campos, do Figurate Italian Food | Foto: Divulgação

Especialista em gastronomia italiana, o chef Henrique Campos percebeu que precisava incluir sabores veganos e vegetarianos no cardápio especialmente pensando nas pizzas. “Cada vez mais, os pedidos sem carne crescem e é preciso estar atento à demanda. O grande segredo de uma pizza vegetariana ou vegana gostosa de verdade é testar ingredientes e combinações até extrair o máximo de sabor das combinações”, explica.

Esse é o caso, por exemplo, da pizza Bianca Doppio, sucesso vegetariano no menu da Famosa Pizza, em Ribeirão Preto. Tendo como estrela principal o palmito, ela também é recheada com molho fresco de tomate, orégano, muçarela, tomare grape, nuvem de parmesão e cebolinha picada.

Vai de pizza no final de semana? | Crédito: Famosa Pizza
Pizza Bianca Doppio, da Famosa Pizza | Crédito: Famosa Pizza

E o que falar da pizza Zucchini, que além de palitos de abobrinha italiana temperados com lemon pepper, leva molho fresco de tomate, orégano, muçarela, tomate grape e é finalizada com ricota temperada.

Vários desses ingredientes, inclusive, aparece nas dicas que o chef Henrique Campos dá para quem deseja fazer uma deliciosa pizza sem carne. Anote:

1. Explore queijos diferentes

Queijo é um dos melhores sabores para explorar em pizzas: Foto: iStock
Queijo é um dos melhores sabores para explorar em pizzas | Foto: iStock

Antes que alguém venha falando “mas tem leite!” existem centenas de receitas de queijos feitos com ingredientes de origem vegetal (que estão até disponíveis na internet!). E para quem pensa que o gosto é diferente, não se engane: fica muito similar, inclusive com a textura parecida.

Os mais comuns são com oleaginosas, como amêndoas e castanhas, mas existem receitas até com grão de bico e mandioca. “A dica é testar! Eu gosto muito dos queijos com castanha, ficam semelhantes a um queijo feito de leite, combinam muito com pizza e são mais fáceis de encontrar”, afirma o chef.

2. Capriche no molho de tomate

A receita tradicional do molho de tomate é vegana. Já parou para pensar nisso? É cebola, alho, tomate e temperos à gosto. Voilà, fácil e rápido!

Molho de tomate | Foto: iStock
Molho de tomate | Foto: iStock

“O molho de tomate faz toda a diferença na pizza. Por isso aconselho caprichar nessa etapa, escolhendo bem os tomates e temperando com atenção – isso fará toda a diferença”.

3. Aposte na abobrinha

Famosa Onze&Meia Pizza | Crédito: Divulgação
Pizza de abobrinha do Famosa Pizza | Crédito: Divulgação

A abobrinha é um ingrediente versátil, rápido de fazer e que a maioria das pessoas aprova. Seja em lasanhas, salgados ou empadões, a abobrinha harmoniza fácil com outros ingredientes. Uma pizza com queijo e abobrinha temperada pode ser um bom início para quem está começando a preparar ou consumir pizzas vegetarianas e veganas.

4. Cogumelos sempre

Os cogumelos são um clássico da culinária internacional e o funghi é, inclusive, um dos ingredientes mais queridos da gastronomia italiana. Ele está presente em massas, risotos, sopas e – claro! – pizzas. “Cogumelos são saborosos e trazem uma textura interessante para a pizza, além do valor proteico. Vale a pena investir”, finaliza o Henrique Campos.

Pizza de cogumelo | Foto: iStock
Pizza de cogumelo | Foto: iStock

Leia também: Enfrenta restrições alimentares? Chef ensina culinária inclusiva

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE