Início Colunas Agro Os 5 assuntos mais importantes na Agrishow

Os 5 assuntos mais importantes na Agrishow

Sobre o que vamos falar em mais uma edição da Feira? No médio e longo prazo, estou confiante que a agricultura brasileira tem grandes oportunidades

A população mundial cresce, são mais estômagos para alimentar, as pessoas migram do campo para a cidade, mudando seus hábitos alimentares para mais proteínas animais, o mundo se desenvolve, com crescimento médio de uns 3 a 4%, e mais gente tem renda para gastar com comida. Ou seja, teremos chances de aumentar muito nossa produção e exportações, inserindo o Brasil no mundo, se formos eficientes. Nesse cenário, quais seriam os cinco tópicos mais importantes para nortear as conversas na Agrishow 2019?

  • O primeiro é o clima interferindo na segunda safra de milho. Precisamos de muito milho para a alimentação humana, as rações animais, as fábricas que fazem etanol e as exportações. Aparentemente estamos indo bem, com boas chuvas e conseguiremos fazer umas 10 milhões de toneladas a mais que no ano passado. Temos que torcer, falta pouco!
  • O segundo é o conflito comercial entre EUA e China, que foi muito favorável ao Brasil, afinal os norte-americanos são nossos concorrentes na exportação de produtos do agronegócio para os chineses e, desde que eles aumentaram impostos para os EUA, pudemos vender mais. Um acordo entre eles será prejudicial ao agro brasileiro.
  • O terceiro é a incidência de uma doença na suinocultura da China. Numa das maiores crises desta década, cerca de 200 milhões de porcos devem ser abatidos na China devido à peste suína africana − uma queda de 30% na sua produção anual, que representa 50% da cultura mundial. Este fato deve chacoalhar o mercado internacional de carnes, representando grandes oportunidades ao Brasil de exportar mais com melhores preços.
  • O quarto é o preço do petróleo, que já subiu 30% este ano. Preços mais altos ajudam a manter os preços do agronegócio (commodities) e estimulam o consumo de biocombustíveis (etanol, biodiesel e outros), contribuindo com o valor dos grãos e da cana.
  • Finalmente, o quinto é o andamento das reformas no Brasil. Estamos em um momento crucial, no qual nosso país precisa que reformas estruturantes sejam aprovadas para ficarmos mais competitivos e voltarmos a crescer, gerando mais consumo e oportunidades às pessoas.

No geral, teremos uma Agrishow mais otimista e acredito que os recordes de público e de vendas serão batidos. Bom para Ribeirão Preto, que tem a benção de receber milhões de reais nesta semana de movimento!

Marcos Fava Neves
Engenheiro Agrônomo
Professor da FEARP/USP e EAESP/FGV
favaneves@gmail.com
www.favaneves.org

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!