Início Matérias Gourmet Petit gateau: como surgiu o bolo mais famoso do mundo?

Petit gateau: como surgiu o bolo mais famoso do mundo?

Quem aí não gosta de um petit gateau quentinho, acompanhado de um delicioso sorvete de baunilha? Um dos bolos mais queridos do Brasil e do mundo se tornou atemporal e marca presença no cardápio de vários restaurantes. E o motivo simples: ninguém resiste ao bolinho de chocolate e seu recheio aveludado e convidativo.

Tratado como prato clássico, é difícil saber ao certo sua origem, pois norte-americanos e franceses disputam a autoria da sobremesa.

Várias histórias

Muitos cozinheiros defendem que o petit gateau foi criado, acidentalmente, pelo chef francês Jean-Georges Vongetrichten, em Nova York, ao errar na quantidade de farinha.

Outros acreditam que o responsável foi o chef francês Michel Brás, na cozinha de um modesto restaurante da França. A apresentação no Brasil teria sido pelas mãos de Érick Jacquin, chef francês que se radicou em São Paulo, onde mora até hoje.

Há quem diga ainda que o “pequeno bolo” de chocolate surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, quando um aprendiz de cozinha aumentou demais a temperatura do forno. Apesar do erro, os clientes adoraram e a sobremesa se popularizou, chegando ao Brasil em meados de 1996.

Estados Unidos? França? Tanto faz! Na hora da fome, o que importa é a qualidade! Por isso, peça já o seu petit gateau no Salz Bar e se surpreenda! O bar fica na Avenida Itatiaia, 1.415, Jardim Sumaré.

Leia também: Salada Caprese: conheça a história do prato servido no Salz Bar

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!