Início Matérias Gourmet Olá, primavera! Chegou a hora de dar um tempo nos vinhos tintos?

Olá, primavera! Chegou a hora de dar um tempo nos vinhos tintos?

Com a chegada da primavera, o calor deve se intensificar. E existe uma cultura de que vinho tinto não combina com temperaturas mais altas. Será mesmo?

Hoje, 22 de setembro, é oficialmente o 1º dia da primavera. Uma estação cheia de flores e sol. Inclusive, o calor prometido por ela se antecipou e já começou com tudo. Principalmente na região de Ribeirão Preto, bebidas refrescantes entraram de vez para nossos dias há algumas semanas. E será que isso significa que devemos nos despedir dos vinhos tinto por um tempo?

Quem acredita nisso, pode ficar surpreso – e animado! Porque é totalmente possível aproveitar um bom vinho tinto durante aquele fim de semana na praia. Ou no encontro à beira da piscina. Ou ainda no jantar na varanda. Enfim, não importa onde! O importante é aproveitar a boa energia da estação!

“É totalmente possível degustar vinhos tinto nesse momento. Basta escolher aqueles mais jovens e leves, que podem ser servidos em temperaturas mais amenas”, destaca o sommelier Marco Tegano.

Tinto para a primavera

Outra dica-chave, segundo Tegano, é aproveitar os vinhos da uva Pinot Noir. “Ela é a mais elegante e complexa das uvas tinta. Elas ainda permitem que seus vinhos sejam servidos em temperaturas mais baixas, entre 12ºC e 16ºC”.

Um exemplo muito bacana é o vinho chileno Costero, elaborado na região de Paredones, próxima ao Oceano Pacífico. “Isso faz com que a uva se beneficie do vento gelado daquele oceano e de um solo que um dia já esteve recoberto pelo mar”, conta o sommelier.

O rótulo é considerado também exclusivo, já que conta com uma produção de apenas 2.300 garrafas distribuídas no mundo inteiro.

Não deixe de experimentar e aproveitar. Santé!

Leia também: Vinhos brancos ganham espaço na mesa dos brasileiros – de novo!
Assista: Papo Zumm: Vinhos do Douro

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!