Início Matérias Saúde Obesidade e vida sedentária são grandes inimigos dos diabéticos

Obesidade e vida sedentária são grandes inimigos dos diabéticos

O Brasil é o quarto país em número de diabéticos no mundo, sendo que 7% da população faz tratamento da doença, segundo o Ministério da Saúde

O aumento dos casos do diabetes está associado a diversos fatores. Rápida urbanização, transição epidemiológica, transição nutricional, estilo de vida sedentário, excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional foram alguns dos elementos que provocaram um cenário preocupante.

Um estudo da Federação Internacional de Diabetes (IDF) concluiu que o Brasil é o quarto país no mundo em número de diabéticos. De acordo com o Ministério da Saúde, 7% da população (cerca de 12,5 milhões de pessoas) faz o tratamento da doença. No período entre 2006 e 2016, o órgão registrou um crescimento de 61,8% no volume de casos de diabetes.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que glicemia elevada é o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura. Ela é superada apenas por pressão arterial aumentada e uso de tabaco.

Duas diabetes

Segundo a endocrinologista Hellen Felício, coordenadora da medicina preventiva do Grupo São Francisco (parte do Sistema Hapvida), existem dois tipos de diabetes. Elas podem ocorrer em razão de questões genéticas, alimentação inadequada e obesidade.

diabeticos diabetes | Crédito: Divulgação
Hellen Felício, coordenadora da medicina preventiva | Crédito: Divulgação

“O diabetes tipo 1 pode ser causado por um problema autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico ‘ataca’ o próprio corpo. Isso pode acontecer quando a pessoa já tem uma alteração genética e, por exemplo, é exposta a uma infecção viral ou estresse emocional. Já o diabetes tipo 2 tem várias causas, como vida sedentária, herança genética e, principalmente, a alimentação ruim com consequente excesso de peso. Estima-se que 60% a 90% dos diabéticos tipo 2 sejam obesos. A doença costuma surgir após os 40 anos, mas pode ocorrer mais cedo”, explica.

A médica alerta ainda que existem alguns fatores considerados como de risco para o desenvolvimento do diabetes, que merecem uma atenção especial:

  • Pressão alta;
  • Colesterol ou triglicéride alto;
  • Obesidade e excesso de peso (principalmente se a gordura estiver concentrada na cintura);
  • histórico familiar;
  • e mulheres que apresentaram sinais de diabetes gestacional.

A endocrinologista do Grupo São Francisco comenta que o tratamento deve incluir uma dieta balanceada e prática de exercícios, além de medicamentos para o controle da doença.

“A depender do tipo e do estágio da doença, há várias opções de tratamento com remédios (comprimidos ou injeções, incluindo a insulina). O diabetes não tem cura definitiva, mas é possível controlar a doença fazendo o tratamento correto”.

Atenção aos sintomas!

A médica Nádia Santos Miranda Duarte, especialista em Medicina de Família do Programa de Atenção Primária Avançada da Medicina Preventiva do Grupo São Francisco, alerta sobre a necessidade de observar alguns sintomas que ajudam no diagnóstico precoce da doença.

“Todas as pessoas devem ficar atentas aos sinais e sintomas, como urinar muito, inclusive durante a madrugada, sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso mesmo comendo normalmente, cansaço, visão embaçada e infecções frequentes. Quando esses casos são recorrentes é importante procurar um médico para fazer um diagnóstico clínico”, orienta.

Nádia também ressalta que mudanças no estilo de vida, o controle do peso e da alimentação, associados à prática regular de exercício físico, também são importantes para a prevenção do desenvolvimento da doença. “Pesquisas mostram que a mudança de estilo de vida retarda em 58% o aparecimento de diabetes em três anos”, conclui.

Leia mais: Vacinação é essencial para evitar que doenças voltem a circular
Assista: Perplan apresenta: Série “Vida de Corretor” – Episódio 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!