O impacto da influência digital

Tendo dobrado seu número de seguidores em plena pandemia, o qual já registra mais de 430 mil no Instagram, Marília Celini vem se destacando em um seleto hall de marcas nacionais como uma das maiores influenciadoras no interior de São Paulo

Por Mariana Campos
Fotos Flávia Mansur | Tratamento de imagem Thales Pereira
Produção Mariana Abbud | Agradecimento Hotel Unique

O Mundo Zumm sempre esteve conectado às mudanças do mercado de comunicação. Por isso, nessa edição especial, número 100, nossa convidada para estrelar a matéria de capa é uma representante ilustre do marketing de influência. De personalidade intensa e sorriso marcante, Marília Celini compartilha de forma muito autêntica todos os assuntos que envolvem o plural universo feminino, a partir de um perfil do Instagram que leva seu nome.

Entre um look e outro, um story, um drink e ao som de uma boa playlist sertaneja, mergulhamos na história, na vida e na rotina dessa influenciadora, que manteve o mesmo alto astral do começo ao fim de uma sessão de fotos na glamorosa Suíte Presidencial do Hotel Unique em São Paulo. A seguir, você confere nosso bate-papo, no qual Marília revelou também os bastidores de um mercado tão disputado.

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Vestido Isabel Marant, botas Paula Torres e pulseiras Nádia Gimenes

Mariana Campos: Como você começou a trabalhar no universo digital?
Marília Celini: Sou formada em Direito, mas sempre tive vocação para comunicação. Na época da faculdade, eu tinha um blog, o Fashion Code, que era focado em moda e para o qual escrevia sem nenhuma pretensão comercial. Isso aconteceu em 2010, antes do lançamento do Instagram. Na mesma época, eu trabalhava com sapatos e cheguei a produzir para grandes marcas. Nesse meio tempo, eu me mudei para Ribeirão, já que antes morava em Franca, e comecei a tentar engravidar; fiquei focada na minha vida pessoal. Mas, quando estava grávida da minha primeira filha, resolvi reativar o blog e as redes sociais e começar novamente.

Calça e camiseta Teti Gio, sapatos Aquazzura e jaqueta Balmain

Hoje você tem mais de 400 mil seguidores no Instagram. A que atribui essa identificação, principalmente do público feminino?
Uso as minhas redes sociais para falar de tudo que envolve o universo em que vivo, com verdade e autenticidade. Já apareci chorando, falo sobre moda, receitas, dicas de limpeza, minhas aflições com a maternidade e look do dia – afinal, a gente quer se sentir bonita. Acho importante falar de economia, investimento… isso não é papo de homem! Acho que a gente tem que entender para não ser dependente. A mesma autenticidade deve prevalecer com os produtos e os serviços que indicamos e vendemos. Muitas vezes, chego para fazer um provador e tem coisas que não têm nada a ver comigo; às vezes já estou com a roupa para gravar e penso “não vou gravar, vou colocar alguma coisa que realmente tem a ver comigo”, porque já fiz publicidade de marca que não tinha nada a ver comigo e o resultado foi muito ruim, tanto para mim, quanto para a marca – não houve conversão para nenhum lado. Tem que ter identidade para ter sucesso.

Quando você percebeu que o seu Instagram havia se tornado uma empresa?
Por incrível que pareça, foi recentemente, durante a pandemia. Até então, eu estava conciliando a internet com o meu trabalho no departamento jurídico de um escritório. Quando passei a me dedicar 100% ao Instagram, o retorno veio de maneira muito positiva! Meus maiores e melhores clientes apareceram nesse período, de forma inesperada. Mesmo com as lojas fechadas, comecei parcerias em todo o país.

Já recebeu críticas pelas postagens relacionadas ao mercado de luxo?
Sim! Já fui criticada por estar em shoppings em período de pandemia, mostrando bolsas de valores mais caros. Fiz questão de responder: estou trabalhando dentro de uma grande cadeia de profissionais que dependem desse mercado. A vendedora, a faxineira, a costureira, entre outros profissionais dependem desse ciclo da economia para receberem seus salários.

O sonho de muitas jovens atualmente é ser influenciadora digital. Você acha que elas entendem o que isso significa?
As pessoas ainda se referem às blogueiras com sentido pejorativo. A maioria fala “nossa, que vida boa”. Mas de verdade? Nunca trabalhei tanto como agora; de segunda a segunda. Sou uma empresa, tenho funcionários, emito nota fiscal, pago impostos, cumpro horários – que são completamente malucos. Existem postagens que o cliente quer que saia no domingo porque é o dia que eu tenho mais audiência. Mas eu amo o que eu faço, por isso estou me dedicando tanto.

Durante esse período de maior destaque no Instagram, qual projeto fez você se sentir mais realizada?
Durante a pandemia, eu e uma grande amiga, a Bella Toniello, nos unimos em prol da campanha #100marmitaspordia. Distribuímos marmitas para famílias em situação de vulnerabilidade e muitos seguidores me procuravam para ajudar. Foi incrível poder usar o meu alcance na rede social para colaborar com essa causa.

Você esperava chegar aonde está? O que ainda sonha?
Se você conversasse comigo a um ano atrás, eu não imaginaria que a minha vida estaria como está. Mas depois que eu conheci muitas pessoas, que comecei a trabalhar com as marcas, falo que os pés estão no chão, mas a cabeça está nas nuvens! Hoje, vejo milhões de possibilidades! Espero continuar comunicando o que eu gosto e que faz parte do meu dia a dia para o maior número de pessoas, a partir do meu propósito e dos meus valores. Z

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Blazer Ammirati, botas UZA e joias Fabiana Cassani
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Conjunto TIG, sapatos Aquazzura e acessórios Nádia Gimenes

Onde encontrar

Isabel Marant e Aquazzura: @cidadejardimshopping
Paula Torres: @paulatorresribeiraopreto
Fabiana Cassani: @fabianacassani
Nádia Gimenes: @nadiagimenes
UZA: @uza_ribeiraopreto
Ammirati: @ammirati_
TETI GIO: @tetigio

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