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Nutricionista dá 6 dicas para chegar preparado ao verão

Alimentação, exercícios físicos e alguns “detalhes” estão entre as dicas para quem espera ter um corpo bem condicionado nos próximos meses

O verão ainda nem chegou, mas as altas temperaturas já fazem a gente sentir que ele está entre nós. Por isso, não é raro encontrar pessoas descontentes com o próprio corpo quando começam a usar roupas mais abertas. E com uma pandemia afetando nosso psicológico, é importante manter nossa autoestima a fim de termos uma boa qualidade de vida.

Para quem busca encontrar ou manter o bom condicionamento físico, a nutricionista ortomolecular Claudia Luz dá algumas dicas de como perder os quilinhos ganhos durante a quarentena e o mais importante: com saúde!

1. Aposte na alimentação natural

Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, como açúcares, carboidratos simples e álcool. Priorize refeições mais naturais, com alimentos integrais, frutas, legumes e verduras. Eles são ricos em nutrientes essenciais para o equilíbrio da saúde e possuem fibras solúveis e insolúveis que ajudam a promover a sensação de saciedade. As fibras também diminuem a absorção de gordura pelo corpo, evitam picos glicêmicos no sangue e ajudam no funcionamento do intestino.

2. Fique de olho na compulsão

Um dos principais desafios do emagrecimento é controlar a fome emocional ou compulsiva. Tente comer de forma mais consciente, diferenciando a fome fisiológica da simples “vontade de comer”. O segredo é a moderação! Dietas muito restritivas podem, inclusive, gerar episódios de compulsão, com refeições altamente calóricas. Para controlar essa sensação, suplementos naturais, como a combinação de extratos naturais de manto de senhora, oliva, hortelã selvagem e sementes de cominho, podem ajudar!

3. Mantenha-se firme nos exercícios

Encontre uma modalidade de exercício que traga prazer. Essa, sem dúvida, está entre as principais dicas. Assim, será mais fácil manter a regularidade. Além de ajudar a promover o déficit calórico necessário para o emagrecimento, os exercícios trazem a sensação de bem-estar, melhoram a composição corporal e podem, inclusive, ajudar no controle da fome.

4. Beba água

Um corpo mais hidratado tem um metabolismo mais eficiente. Uma boa ingestão de água também previne a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço responsável por medidas a mais. A necessidade diária varia de pessoa para pessoa, dependendo das características do organismo e da rotina de exercícios.

5. Durma bem

Uma noite mal dormida é capaz de afetar todo o metabolismo, prejudicando a digestão e aumentando o apetite por açúcar e carboidratos. Além disso, a restrição de sono está frequentemente ligada ao estresse e à ansiedade, que também são gatilhos para uma alimentação desequilibrada.

6. Conte com extratos naturais

Muitas vezes, pode ficar difícil perder gordura na região abdominal, principalmente no caso das mulheres, que sofrem a influência dos hormônios femininos. Para potencializar o combate à gordura abdominal, é possível contar com extratos naturais, como o de amora selvagem, que é rico na antocianina C3G, uma substância com estudos comprovados no combate à obesidade abdominal e alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

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