Início Matérias Mercado Novos tempos exigem novas atitudes

Novos tempos exigem novas atitudes

POR ADILSON HADDAD

O que mais tenho feito nos últimos anos é dialogar com profissionais de comunicação sobre as mudanças e tendências na área, pois não precisa ser vidente para notar que o mercado de comunicação está em constante transformação

A velocidade com que essas mudanças estão acontecendo é um grande desafio para quem quer acompanhar. Como tentar resolver um problema, curar uma dor, se amanhã ela pode – e provavelmente não vai – ser a mesma?

Por isso, novos tempos exigem novas atitudes. Saber ouvir é uma delas. É preciso reconhecer o problema, entender o que levou a ele, para então propor uma solução. Não dá mais para oferecer saídas rápidas, se nem sabemos a direção que estamos indo. Muitas ferramentas, sem dúvida, estão à nossa disposição – mas precisamos aprender quando, como e com quem usá-las.

Nenhuma empresa poderá acompanhar o ritmo de desenvolvimento exigido pelo mercado consumidor se não estiver disposta a realizar algo radicalmente novo; oferecer uma nova visão da organização, que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente quanto o novo mundo em que vai operar e, no final de tudo, transformar.

Foi aliando o saber escutar com a capacidade de se adaptar que o Mundo Zumm não parou um só dia desde que fomos “atropelados” pela pandemia. Continuamos procurando, antes de tudo, entender o comportamento do mercado, a fim de ser a solução de comunicação que tantos precisam. Seja presencial ou digitalmente, visitamos os nossos clientes e parceiros para conhecer quem eles são, o que precisam e o que esperam.

Ficou para trás aquele tempo de pacotes de serviços engessados ou propostas via e-mail. Nos baseamos em um trabalho conjunto, daqueles que nos sentamos com nossos clientes para um brainstorm que nos ajudará a formatar estratégias mais eficazes e, com certeza, alcançar resultados mais assertivos. Você precisa de um veículo impresso? Nós temos – e foi como nascemos.

Mas será que o remédio para sua dor não está em um produto audiovisual? Ou quem sabe em uma divulgação online? Talvez seja, ainda, tudo isso mais um evento de lançamento. Não importa. Fazemos o diagnóstico e temos o tratamento!

Para isso, contamos com equipes especializadas em: mídia impressa para revistas periódicas e customizadas; o Portal Zumm, que dispõe de muita informação e entretenimento (e que, em breve, terá cobertura em novas cidades); painéis digitais em seis aeroportos do interior de São Paulo, incluindo Ribeirão Preto; a ZX que, além de eventos presenciais, vem utilizando plataforma on-line; e a ZFilms, nossa produtora audiovisual a qual, nos últimos 100 dias, já entregou ao mercado mais de 60 filmes. Com essa dinâmica omnichannel 360º, passamos a trabalhar como uma empresa de mídias de soluções e resultados.

Adilson Haddad, CEO do Mundo Zumm | Foto: Gabriel Bert

É preciso se adequar às novas rotinas e modalidades de trabalho, assim como à experiência do cliente. Isso não significa que devemos abandonar a prática do desenvolvimento de planos de negócios, ter claro o modelo que seguiremos e, muito menos, o foco e a disciplina. Mas quer dizer que precisamos aumentar a profundidade de nossa análise, buscando mapear claramente o maior número possível das variáveis que influenciam a nossa atividade, entender quais são as nossas melhores competências e ter a flexibilidade necessária para mudar.

Leia mais: Slow content: mais qualidade e menos quantidade no conteúdo digital
Assista ainda:
Salada de Folhas com Nectarina com Adizza

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!