Início Matérias Arquitetura, decoração e paisagismo Nova exposição CASACOR propõe olhares sobre presente e futuro

Nova exposição CASACOR propõe olhares sobre presente e futuro

Com formato híbrido, o projeto Janelas CASACOR começa na próxima segunda-feira, 16 de novembro, com ambientes no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e no Espaço Perplan

Aconteceu nessa quinta-feira, 12 de novembro, a apresentação oficial – no formato online – do projeto Janelas CASACOR, em Ribeirão Preto. Ele acontece também em outras nove cidades brasileiras e, este ano, substitui o evento presencial, que foi adiado para 2021. A mostra será aberta na segunda-feira, 16 de novembro, e segue até 20 de dezembro, com ambientes montados no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e no Espaço Perplan.

Ao dar mais detalhes da iniciativa, Maurício Siqueira, organizador da exposição em Ribeirão Preto, contou que a ideia surgiu a partir da análise do cenário em que vivemos e do entendimento da importância da CASACOR para o mercado de arquitetura, design e paisagismo, especialmente na cidade.

“A mostra CASACOR sempre foi um evento físico, que nos permitiu entrar nos espaços para olhá-los de perto e vivenciar tendências e novidades. Com a impossibilidade de realizá-la da forma convencional, surgiu o Janelas CASACOR, um projeto híbrido para manter nossa proposta viva”, explicou Siqueira, que também foi responsável pelas duas edições realizadas em Ribeirão Preto (2018 e 2019).

De acordo ele, as temáticas dos ambientes foram balizadas pela nova realidade, entendendo que ela já não é a mesma que pensamos nos primeiros meses de pandemia. “O nome também foi inspirado nesse olhar. No olhar que tivemos que passar a ter tanto de dentro de casa para fora, quanto de fora para dentro de si mesmo”.

Ao todo, serão seis ambientes em exposição na cidade, idealizados no formato vitrine/container (inclusive com tais dimensões – 6m X 2,5m). Dois deles estarão no Espaço Perplan, enquanto os outros quatro, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.

O projeto é considerado híbrido, uma vez que as visitas (gratuitas) poderão ser realizadas de duas formas: pela observação dos espaços in loco (sem entrar nele) e por meio de tour virtual guiado pelos autores de cada ambiente em Realidade Virtual 3D, com acesso a partir de um QR Code ou pelo site http://casacor.abril.com.br

Olhares profissionais da realidade

Os ambientes do Janelas CASACOR Ribeirão Preto foram criados pelos profissionais Adriana Fontana, Eduardo Franco, Juliana Affini, Mailson Silva, Marcela Pádua, Mauricio da Silva, Monica Costa, Patricia Makhoul e Thiago Manarelli.

Os autores, inclusive, participaram da apresentação desta quinta-feira, revelando as inspirações e referências de seus ambientes – mas sem mostrar muito, para não perder o efeito de surpresa.

Sendo o único ambiente realmente montado dentro de um container (e não apenas com as dimensões), o “Varanda Conexão Perplan”, de Adriana Fontana, mostrará cores intensas na busca por sensações de vivacidade e acolhimento, tendo como inspiração a série Jazz, do artista francês Henri Matisse.

“Fiz um paralelo desse momento que estamos vivendo com a obra de Matisse. Ela é um álbum de colagem de um momento na qual seu criador não podia mais viajar devido a uma doença. Então, usei as cores e as peças como uma montagem mesmo, buscando oferecer a vivacidade que acredito estar faltando no momento”, explicou.

Por sua vez, Eduardo Franco contou que procurou resumir, dentro de uma caixa de luz, a vida que vivemos em 2020. A ela, deu o nome de “Espaço (Des)contínuo”. “Usei móveis que representam esse dia a dia enclausurado, como uma poltrona voltada para um quadro e colocando a arte como um item de sobrevivência para quem está trancado em casa”.

Para os mineiros Mailson Silva, Marcela Pádua e Maurício Henrique, que se apresentam pela 1ª vez em uma iniciativa da CASACOR, a inspiração veio justamente da terra do pão de queijo. No “Estar Centro Cerâmico”, eles fazem uma releitura de uma sala de estar, tendo como base o momento sagrado do “cafézinho da tarde”, mas conectado com referências do tradicional chá chinês.

Thiago Manarelli, por sua vez, assina “Estação Gourmet Deca”, elaborado dentro de um vagão de trem; Juliana Affini e Patrícia Mahkul são autoras de “Relaxar, recarregar e reconectar”, que definem como um “Um refúgio dentro do refúgio”; e Mônica Costa apresentará “Equilíbrio”, no Espaço Perplan, baseado em um conceito dinamarquês, no qual as pessoas já estão acostumadas a passar longos tempos dentro de casa devido ao frio intenso. “E, ali mesmo, buscam momentos de felicidade. Partindo daí a ideia foi resgatar o quintal de casa”, ponderou Mônica.

Janelas CASACOR Ribeirão Preto

De 16 de novembro e 20 de dezembro

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto (Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, 900, Vila do Golfe)
De segunda a sábado, das 12h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h

Espaço Perplan – Central de Negócios (Rua Giuseppe Cilento, 1.881. Jardim Botânico)
De segunda a domingo das 8h30 às 19h; às quintas-feiras, até 22h

Leia também: Ribeirão Preto terá edição do projeto Janelas CASACOR
Assista: Para cada mundo. Um Mundo Zumm

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!