Início Matérias Curiosidades No fogo e na água: bombeiros fazem treinamento de mergulho

No fogo e na água: bombeiros fazem treinamento de mergulho

Um grupo de bombeiros que atua em Ribeirão Preto e região passou por curso de reciclagem com o objetivo de reforçar e aprimorar suas técnicas de mergulho

Bombeiros combatem o fogo, certo?! Sim, isso é fato. Mas não é o único trabalho desses profissionais, que precisam saber agir em diferentes situações de perigo e resgate. Exemplos disso são casos de afogamento e buscas na água, que exigem que eles estejam com suas técnicas de mergulho em dia.

“O Corpo de Bombeiros deve sempre estar preparado para tudo. Por isso, são exigidas reciclagens e treinamentos periódicos”, enfatiza o 1º tenente Mário Lima Nascimento, do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto. Tanto é que, recentemente, 46 mergulhadores do seu batalhão participaram de uma reciclagem de mergulhadores.

Pronto para a água

Com aulas teóricas e práticas, o curso de reciclagem foi realizado em três etapas. A primeira aconteceu na piscina olímpica do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão, envolvendo o mergulho autônomo. Ele é feito com equipamento formado por cilindro de oxigênio, máscara e nadadeiras pés de pato.

De acordo com o tenente Nascimento, essa é uma atividade do Corpo de Bombeiros que só pode ser desenvolvida por quem tem curso de especialização. A reciclagem, por sua vez, tem que acontecer todos os anos.

A segunda parte do treinamento já foi feita em uma câmara hiperbárica no Hospital São Paulo. Nela, que possui paredes rígidas hermeticamente fechadas, os bombeiros foram submetidos à inalação de oxigênio puro em uma pressão maior que a atmosférica. E, por fim, o grupo participou de aulas de mergulho no Rio Grande, em Rifaina.

Leia também: De onde vem todo esse calor? Conheça o culpado: La Niña
Assista: Para cada mundo, um Mundo Zumm

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!