Neblina coloca em risco motoristas no outono e inverno

POR Redação 17 de maio de 2021
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

A temporada de temperaturas mais baixas é marcada por muita neblina; é importante ficar alerta e adotar uma direção cautelosa nessa situação

No outono tem início a formação de neblina nas estradas, o que se intensifica ainda mais no inverno. O fenômeno climático surge no início das manhãs devido às variações térmicas típicas das estações, com noites frias e dias quentes.

Para usuários de rodovias, essa situação exige cautela. No entorno de Ribeirão Preto, a situação ocorre em vários pontos, mas com maior frequência na SP-322 (Rodovia Armando de Salles Oliveira), próximo a Bebedouro.

Atenção redobrada

Para a segurança do usuário, o ideal é planejar a viagem evitando os períodos da madrugada e início da manhã, conforme explica Ariel Garavine, gestor de segurança viária da Entrevias.

“Caso seja impossível evitar esse horário, se a cerração ficar intensa, tente fazer uma parada em um Posto de Atendimento ao Usuário (SAU) ou num posto de combustíveis. Se o horário estiver muito apertado e for necessário seguir viagem, reduza a velocidade, mantenha uma distância segura de outros veículos, evite frenagens bruscas e deixe o farol baixo, pois, a luminosidade excessiva reflete na neblina ofuscando ainda mais o trajeto à frente”.

Manter manutenção do veículo em dia também é de extrema importância. O limpador de para-brisa, o sistema de ventilação interna, os freios e a iluminação do veículo devem estar funcionando perfeitamente caso o usuário enfrente cerração na pista.

Importante ressaltar ainda a importância de rodar com os pneus sempre em boas condições, já que a cerração diminui o atrito do pneu com o solo.

Leia também: Antes de se aventurar, veja como revisar e preservar a sua moto

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE