COMPARTILHE
Esportes

Preparação física melhora desempenho no Beach Tennis

Na moda e praticado por muitos atletas amadores, o esporte exige grande esforço muscular. Sendo assim, aquecimento e fortalecimento são práticas fundamentais 

POR REDAÇÃO

Não tem como negar: o beach tennis é uma febre no Brasil, especialmente em Ribeirão Preto. Cada vez mais, o esporte originado na Itália ganha adeptos por aqui, fazendo com que sejamos o país com mais praticantes. Um dos motivos para tamanha adesão é o fato da modalidade ser bastante democrática – todos podem jogar. Mas aí cabe um alerta: para o melhor desempenho no beach tênis é essencial uma boa preparação física.

De acordo com o professor Márcio Deleigo, preparador físico da Acahdre Estrutura Fitness, é importante começar com um aquecimento que associe mobilidades articulares tanto de membros superiores quando inferiores. “Isso permite que haja um aumento da temperatura corporal e, assim, uma melhora na vascularização dos grupos musculares que serão utilizados na prática esportiva”, destaca. Ele ainda esclarece que vários estudos já demonstram uma melhora significativa no desempenho dos praticantes que aderiram ao aquecimento antes da partida, bem como da mobilidade articular, principalmente da região da cintura escapular.

Inclusive, as articulações e os músculos requerem especial atenção e cuidados a fim de que sejam evitadas lesões. “O fortalecimento dos músculos tem como benefícios proteger tendões e articulações, diminuindo o risco de lesões em regiões como o manguito rotador (região do ombro), o que geralmente ocorre devido a movimentos repetitivos. Além de uma musculatura saudável, é preciso ter também mobilidade articular, visando melhorar o padrão de movimento em todas as atividades”, explica o professor Bruno Ribeiro, também da Acahdre. 

Com o aumento significativo da prática de beach tennis, Ribeiro adverte: “Antes de iniciar uma prática esportiva, procure um profissional capacitado da Educação Física. Existem muitos atletas que não desenvolvem o fortalecimento muscular e a mobilidade articular que são exigidos durante uma partida. Mas eles são essenciais”.

COMPARTILHE