COMPARTILHE
Educação

Os desafios do processo de adaptação

Durante esse processo delicado de inserção da criança em um mundo social mais amplo, o acolhimento da escola deve ser direcionado a ela e aos seus familiares

Por Cleonice Bastos, psicóloga da Escola Arte do Museu

Na definição do dicionário, o verbo “adaptar” significa “encaixar ou ajustar uma coisa à outra” ou, ainda, “ambientar-se”. No universo educacional, o significado é bem mais amplo. Amplo não apenas no sentido que do que a adaptação representa para a criança que ingressa na escola, mas também porque envolve a família toda: novas rotinas, novas experiências e aprendizados.

Nesse momento, o acolhimento da escola é direcionado aos alunos, mas também aos seus responsáveis. Não raro, os alunos manifestam alguns comportamentos diferentes, diretamente relacionados a estas novas mudanças. Os pais, portanto, devem ser sentir seguros para transmitir tranquilidade e confiança aos seus pequenos.

Foto Ilustrativa

Para a criança, o desafio é imenso: compreende a inserção em um mundo social mais amplo e o início da construção de sua autonomia e identidade. Enquanto instituição, apoiamos e orientamos essas descobertas com carinho, cuidado e, principalmente, respeito pelo tempo de cada um. Junto com a sensibilidade dada pela arte-educação, essa é a fórmula para que, desde cedo, escola seja vista como um ambiente prazeroso, acolhedor e repleto de possibilidades.

COMPARTILHE