Foto ilustração banco de imagem

Mapeamento inédito revela que Ribeirão Preto e São Carlos abrigam 481 startups

POR Redação 5 de novembro de 2021
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

O TechMap, divulgado no dia 19 de outubro, teve início em abril; estudo mostra que maior parte das empresas é ligada à área de tecnologia da informação

Um estudo feito pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, em conjunto com a Liga de Empreendedorismo de São Carlos (LESC), mapeou quem são os atores que integram o ecossistema de inovação e empreendedorismo das duas regiões. O TechMap, lançado no dia 19 de outubro, mostra que, juntas, as cidades somam 481 empresas em 21 diferentes segmentos. O mapeamento está disponível para download na página https://www.techmap2021.com.br/.

Para a pesquisa foram considerados dados coletados em 2021 por meio de formulários e informações de estudos anteriores. Todas as informações foram agrupadas e organizadas em uma base de dados única.

Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, enfatiza que o mapeamento em conjunto fortalece o ecossistema de inovação ao trazer dados mais completos. “Buscamos conhecer melhor o ecossistema, suas empresas e as diferentes áreas de atuação. Esse mapa servirá para visualizarmos, com mais precisão as informações e subsidiar os empreendedores na análise de oportunidades de negócios, buscando maior assertividade em suas estratégias de atuação. É uma excelente oportunidade para todos conhecerem a potencialidade das regiões e gerar valor para o ecossistema”, diz.

Para Paola Lescura, líder do mapeamento da LESC, a parceria estratégica colabora com a integração do ecossistema empreendedor das duas regiões. “O TechMap nos permite unir forças na produção do mapeamento e é mais um passo para aumentar a visibilidade nacional da região como referência em tecnologia, inovação e empreendedorismo”, comenta.

A parceria entre o Supera Parque e a LESC leva em consideração o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU, que prevê a melhoria da cooperação regional e o acesso à ciência, tecnologia e inovação, bem como aumentar o compartilhamento de conhecimentos.

Principais resultados e insights
O mapeamento TechMap revela que há 481 empresas na região metropolitana de Ribeirão Preto e na cidade de São Carlos. Desse total, 133 (27,7%) estão classificadas no segmento que inclui empresas de tecnologia da informação. Já 15,2% (73) são da área Healtech e 7,9% (38) fazem parte do segmento Edtech.

Outro dado interessante é que quase 50% das dos novos negócios foram iniciados entre os anos de 2018 e 2020. Em relação a fase de desenvolvimento, 29,9% está na fase de operação e 24,9% na fase de tração.

Neste estudo também foi possível observar que a idade predominante dos empreendedores está entre 35 e 40 anos, representando 32,2% do total, mas que há uma alta diversidade de setores de atuação e perfil de empreendedores.

Leia mais: Mario Sergio Cortella volta a Ribeirão para o Business Day

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE