Início Matérias Mercado Lojas fechadas: momento é de vendas por telefone e internet

Lojas fechadas: momento é de vendas por telefone e internet

Sistema delivery auxilia lojistas que precisam de faturamento durante o período de fechamento obrigatório do comércio em Ribeirão Preto; veja dicas valiosas de especialistas

Começaram a valer nesta terça-feira, 24 de março, os decretos estadual e municipal que determinam o fechamento de lojas físicas. A determinação, que tem vigência até 7 de abril, vale para estabelecimentos de rua, shoppings centers e centros comerciais. Apesar desses tempos difíceis, uma porta ainda está aberta: a das vendas por telefone ou internet.

Os decretos não proibem esses tipos de comércio, desde que as mercadorias sejam entregues no endereço indicado pelos consumidores – ou seja, o bom e velho delivery. De acordo com Paulo Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (SINCOVARP) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Ribeirão Preto),”o lojista não pode abrir as portas e realizar atendimento presencial ao público. Mas pode vender com entrega a domicílio, desde que a atividade interna também não gere aglomeração de pessoas. Também é preciso seguir todas as recomendações de higiene e limpeza do espaço utilizado na operação”.

Nos 15 primeiros dias de março, já com a epidemia de Covid-19 dominando os noticiários mundo afora, algumas lojas virtuais tiveram alta de 180% nas vendas em categorias como alimentos e saúde. Já as demais, de produtos considerados não-essenciais, tiveram 30% de crescimento. “Na região de Ribeirão Preto não é diferente. Diversas empresas estão sobrecarregadas devido ao aumento repentino de pedidos online, mas sem problema de falta de estoque. Uma rede de supermercados da região, por exemplo, divulgou que tinha uma média de 150 pedidos por dia na loja virtual. O volume saltou para 2 mil pedidos diários, o que fez aumentar o prazo de entrega”, relata Fernando Mansano, do Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm).

Segurando a barra

Para André Rezende, superintendente da CDL Ribeirão Preto, o E-commerce e toda a cadeia logística estão cumprindo um papel fundamental para a sociedade. “É uma modalidade que já vinha crescendo na casa de dois dígitos ao ano, conquistando os consumidores pela conveniência, segurança e rapidez. Agora, mais que nunca, representa um canal de vendas essencial e dos poucos possíveis para comprar de forma segura”.

Rezende também destaca o esforço do CDL Ribeirão Preto e do SINCOVARP para dar o máximo de apoio aos lojistas nessa fase complicada. “Temos que buscar todas as alternativas para tentar garantir o que for possível em termos de vendas. Isso ajuda a minimizar prejuízos e faz com que os comerciantes melhorem seus negócios. Quando a crise passar, esses estarão melhor posicionados para a retomada”.

Leia mais: Ribeirão busca recursos para realizar testes em massa da Covid-19
Assista também: A importância de exercícios físicos para pessoas com problemas cardíacos e/ou pulmonares

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!