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Líder da Rappi avalia como ter uma empresa mais competitiva

Durante debate online, Sérgio Saraiva, presidente do Rappi Brasil, falou sobre os pontos que acredita serem chaves para maior potencial competitivo dos negócios

Para Sérgio Saraiva, presidente do Rappi no Brasil, as estratégias de diversificar os serviços oferecidos e aumentar a autonomia do negócio são os caminhos para o diferencial competitivo. Ele também afirma que essas características permitem manter os aspectos de inovação nos processos de gestão e de uso das tecnologias.

“No aplicativo, temos uma função chamada ‘Qualquer Coisa’. Ela presta diversos serviços – desde coletar assinatura, reconhecer firma, ficar na fila, levar roupas para fazer ajustes, entre outros”, citou o executivo, exemplificando uma forma de diversificação.

Tais ponderações foram feitas durante o debate online do tema “Qual o futuro dos aplicativos de delivery e panorama do setor”. A discussão fez parte do LIDE LIVE Ribeirão Preto.

Modelo Rappi

A empresa Rappi nasceu como uma startup na Colômbia há cinco anos. Atualmente, está presente em nove países da América Latina, sendo que o Brasil e o México disputam o 2º lugar em volume de negócios.

Baseado na experiência de um aplicativo chinês, seu modelo de negócio oferece diversos serviços, como entrega de alimentos, compras em supermercados, contratação de pacotes de viagens e entretenimento.

O presidente da Rappi revela que, para manter e buscar o crescimento na participação do mercado, a empresa toma como referência a experiência e as necessidades dos clientes. São eles que orientam as ações de gestão e busca de parceiros.

“Criamos um ecossistema, que começa pelo usuário, identificando direta e indiretamente a necessidade dele. Temos uma escuta ativa, que retroalimenta o negócio, buscando oferecer tudo que atenda o cliente. Além de ser dividida em diversas verticais para agilizar e fazer uma gestão adequada ao perfil de cada área, como restaurantes, supermercados e viagens”, comentou Saraiva.

O executivo ressaltou ainda que a inovação também deve considerar a experiência do cliente para desenvolver novos segmentos. Desse ponto de vista, também podem surgir propostas de serviços para ampliar a participação no mercado e ganhar relevância.

“Temos ainda uma área de segmentos com entretenimento e interação com alguns artistas. Em algumas cidades, nosso sistema de entrega é de 30 minutos a 1 hora. No México, já atuamos com o atendimento de serviço financeiro, que pode ser adotado em outros países. A nossa proposta é proporcionar autonomia na ponta como estratégia de diferencial para o negócio”, afirmou o presidente.

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