Evento foi conduzido por Giuseppe Peluso, socio-proprietário da L´Aretuseo Importadora que também destaca a cultura envolvida no consumo da bebida e seu mercado crescente no Brasil
Um passeio especial ao mundo dos tradicionais vinhos italianos. O LIDE Futuro Ribeirão Preto realizou na noite da última quarta-feira (24), um encontro para degustação em parceria com a importadora L’ Aretuseo. O especialista italiano Giuseppe Peluso foi quem conduziu o evento que contou com detalhes como regiões de produção, vinificação, especificações, diferenças de cada um deles e toda cultura que envolve a produção e consumo do vinho.
Reconhecido no universo dos vinhos por sua paixão pela bebida, Giuseppe vive no Brasil há 14 anos e atua como sócio da L’Aretuseo Importadora, empresa especializada na importação e distribuição de vinhos e alimentos italianos, de Catanduva/SP.
A empresa consolidou sua participação no mercado com rótulos inéditos como o Gutturnio da Emilia Romagna, o Ciliegiolo e Vermentino da Ligúria e o Susumaniello da Puglia, além dos clássicos e conhecidos Barolo, Brunello, Chianti, Morellino di Scansano, Montepulciano d´Abruzzo, Primitivo e Nero d´Avola.
“Conseguimos na Itália localizar vinhos com preços e com paladar que agrada os brasileiros, tudo para colaborar para que esse consumo vire cultura e adquirir novos consumidores”, contou Giuseppe Peluso.
Conhecida como a terra das uvas e do vinho por sua diversidade territorial, a Itália possui a terceira maior área de vinha da União Europeia, atrás apenas da França e da Espanha. De acordo com o especialista, a bebida vinda de lá tem um diferencial. “Algumas regiões do país produzem vinhos mais encorpados, mas com certeza o que os destacam é a elegância e talvez até mesmo a facilidade para aprecia-los”, comentou.
Fotos: Rafael Cautella
Consumo no Brasil
No Brasil, segundo relatório divulgado pela Diretoria de Agronegócio do Itaú BBA, em 2020 – durante a pandemia – foram consumidos 430 milhões de litros de vinhos, um avanço de 18,4% sobre o ano anterior. Desde então a procura segue em alta.
Para Giuseppe, o consumo de vinhos entre os brasileiros está cada vez mais perto de se tornar uma cultura como as já existentes em outros países. “Percebo que é como uma moda que vem crescendo e explodiu nos últimos anos. O grande lance é se tornar uma cultura como já existe na Europa inteira, Estados Unidos e demais lugares onde o mercado do vinho já está fortemente presente a muito mais tempo”, comentou.
O especialista destacou ainda que a procura está cada vez mais distinta no país. “A buscas são por bebidas dos mais diversos países, uvas e blends. Entretanto, no Brasil a procura maior é por vinhos com alto teor de álcool e açúcar residual”, completa.
Vinho e cultura
Durante o evento, Giuseppe seguiu o formato de degustação oferecido em seu restaurante em Catanduva-SP, onde apresenta o panorama da localização da Itália e porque os vinhos são importantes, passando pelos três tipos mais procurados da bebida: espumante, branco e tinto. O especialista deixou ainda uma dica: “Vamos nos permitir apreciar esta cultura e abrir os horizontes com a gastronomia e com os vinhos. Vamos experimentar vários tipos, abrir uma garrafa e procurar saber a história que existe por trás dela’’, finaliza.
Para Gabriel Cruz, Head do LIDE Futuro Ribeirão Preto, esta foi uma ocasião para sair um pouco da rotina e desfrutar de um momento de lazer e também muito aprendizado entre os filiados e fãs da bebida. “Giuseppe Peluso nos proporcionou hoje um passeio especial pela Itália e suas vinícolas, foi uma noite de conhecimento e aproximação com este costume que está se tornando uma cultura também no Brasil”, concluiu.
LIDE Futuro Ribeirão Preto promove noite de degustação de vinhos italianos exclusivos
Evento foi conduzido por Giuseppe Peluso, socio-proprietário da L´Aretuseo Importadora que também destaca a cultura envolvida no consumo da bebida e seu mercado crescente no Brasil
Um passeio especial ao mundo dos tradicionais vinhos italianos. O LIDE Futuro Ribeirão Preto realizou na noite da última quarta-feira (24), um encontro para degustação em parceria com a importadora L’ Aretuseo. O especialista italiano Giuseppe Peluso foi quem conduziu o evento que contou com detalhes como regiões de produção, vinificação, especificações, diferenças de cada um deles e toda cultura que envolve a produção e consumo do vinho.
Reconhecido no universo dos vinhos por sua paixão pela bebida, Giuseppe vive no Brasil há 14 anos e atua como sócio da L’Aretuseo Importadora, empresa especializada na importação e distribuição de vinhos e alimentos italianos, de Catanduva/SP.
A empresa consolidou sua participação no mercado com rótulos inéditos como o Gutturnio da Emilia Romagna, o Ciliegiolo e Vermentino da Ligúria e o Susumaniello da Puglia, além dos clássicos e conhecidos Barolo, Brunello, Chianti, Morellino di Scansano, Montepulciano d´Abruzzo, Primitivo e Nero d´Avola.
“Conseguimos na Itália localizar vinhos com preços e com paladar que agrada os brasileiros, tudo para colaborar para que esse consumo vire cultura e adquirir novos consumidores”, contou Giuseppe Peluso.
Conhecida como a terra das uvas e do vinho por sua diversidade territorial, a Itália possui a terceira maior área de vinha da União Europeia, atrás apenas da França e da Espanha. De acordo com o especialista, a bebida vinda de lá tem um diferencial. “Algumas regiões do país produzem vinhos mais encorpados, mas com certeza o que os destacam é a elegância e talvez até mesmo a facilidade para aprecia-los”, comentou.
Fotos: Rafael Cautella
Consumo no Brasil
No Brasil, segundo relatório divulgado pela Diretoria de Agronegócio do Itaú BBA, em 2020 – durante a pandemia – foram consumidos 430 milhões de litros de vinhos, um avanço de 18,4% sobre o ano anterior. Desde então a procura segue em alta.
Para Giuseppe, o consumo de vinhos entre os brasileiros está cada vez mais perto de se tornar uma cultura como as já existentes em outros países. “Percebo que é como uma moda que vem crescendo e explodiu nos últimos anos. O grande lance é se tornar uma cultura como já existe na Europa inteira, Estados Unidos e demais lugares onde o mercado do vinho já está fortemente presente a muito mais tempo”, comentou.
O especialista destacou ainda que a procura está cada vez mais distinta no país. “A buscas são por bebidas dos mais diversos países, uvas e blends. Entretanto, no Brasil a procura maior é por vinhos com alto teor de álcool e açúcar residual”, completa.
Vinho e cultura
Durante o evento, Giuseppe seguiu o formato de degustação oferecido em seu restaurante em Catanduva-SP, onde apresenta o panorama da localização da Itália e porque os vinhos são importantes, passando pelos três tipos mais procurados da bebida: espumante, branco e tinto. O especialista deixou ainda uma dica: “Vamos nos permitir apreciar esta cultura e abrir os horizontes com a gastronomia e com os vinhos. Vamos experimentar vários tipos, abrir uma garrafa e procurar saber a história que existe por trás dela’’, finaliza.
Para Gabriel Cruz, Head do LIDE Futuro Ribeirão Preto, esta foi uma ocasião para sair um pouco da rotina e desfrutar de um momento de lazer e também muito aprendizado entre os filiados e fãs da bebida. “Giuseppe Peluso nos proporcionou hoje um passeio especial pela Itália e suas vinícolas, foi uma noite de conhecimento e aproximação com este costume que está se tornando uma cultura também no Brasil”, concluiu.
Leia também
Diversão, música e energia tomam conta dos 11 anos da Companhia Athletica
Que as atividades físicas são essenciais para uma vida plena, não há …
Sertanejo é a estrela de mais uma edição do Country Day
Consolidando o projeto que mostra o caráter inovador do restaurante, aconteceu nesta …
AMESLARI retorna cheio de energia ao Hard Rock Cafe® Ribeirão Preto
Ainda divulgando o recém-lançado disco “The Void”, o 2º de sua carreira, …
Perplan faz coquetel para celebrar seu restaurante na CASACOR
A incorporadora, que terá um restaurante na mostra de 2023, recebeu os …