Início Matérias Cultura Jogos de cartas unem doses certas de educação e diversão

Jogos de cartas unem doses certas de educação e diversão

Nos últimos anos, tem surgido no mercado editorial várias propostas de jogos de cartas para estimular o aprendizado, melhorando aspectos como atenção e raciocínio

Não são livros, mas são tão bons quanto; não são aulas, mas ensinam e também são dinâmicos. E a ideia de diversão faz parte do nome. Assim podem ser definidos os jogos de cartas, que ganham cada vez mais variedade para atrair os “pequenos” jogadores e estimular a convivência educativa entre familiares e amigos.

Esses jogos costumam ser encontrados no formato de caixinhas, na qual cartas temáticas e com diferentes regras oferecem inúmeras possibilidades. De acordo com a neuropsicopedagoga Marjorie Bart, esse entretenimento estimula a mente das crianças, adolescentes e adultos, ao mesmo tempo em que é fonte de diversão.

“As atividades são lúdicas e ajudam a desenvolver a criatividade. Elas enriquecem o pensamento, os sentimentos e a ação, porque se uma pessoa não aprende da maneira como é ensinada, é necessário ensiná-la de uma maneira que ela possa aprender”.

Com as cartas na mão

Do clássico Super Trunfo, passando por desafios de palavras até jogos de tabuleiros adaptados, não são poucas as possibilidades. Dessa forma, não importa se a criança lida melhor com imagens, letras, números ou uma mistura de tudo. Alguma opção ela vai gostar.

Isso também porque, segundo Marjorie, os jogos de cartas são conjuntos simples de entender, fáceis de aprender, altamente táteis e manipulativos. “Eles trazem exercícios para mudar a capacidade do cérebro de pensar e aprender fazendo. São recursos de estimulação cognitiva, baseados em habilidades”.

Outra característica essencial é que, com um elemento-chave, um tema especial, eles atraem e estimulam o aprendizado, tornando-o mais envolvente e divertido, sem ser visto como tarefa.

Leia também: Você sabe como os jogos podem ajudar na educação do seu filho?
Assista: Papo Zumm: A moda brasileira pós pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!