Início Matérias Viagens África do Sul se destaca como um dos principais destinos para safári

África do Sul se destaca como um dos principais destinos para safári

Chamados “rangers”, os guias passam por um treinamento para oferecer a melhor experiência de safári para os visitantes

Com uma infraestrutura turística completa e grande diversidade de parques nacionais e reservas privadas, a África do Sul se destaca como um dos principais destinos para safári, uma experiência cheia de emoção.

Mas para que essa atividade seja realizada sem perigo, não há figura mais importante que a do ranger, o guia da aventura. Especializado em comportamento animal, esse profissional conhece toda a fauna e flora da região e é responsável por garantir passeios seguros e inesquecíveis.

“A jornada para se tornar ranger é uma experiência que transforma a vida”, garante.

Visitantes são guiados por rangers | Foto: TI Comunicações
Visitantes são guiados por rangers | Foto: TI Comunicações

Esse conhecimento é resultado de um logo processo de treinamento, como o realizado pela guia Viv Ladner, que atua na reserva de luxo Sabi Sabi Private Game Reserve.

Caminhos da floresta

Viv diz que o processo de treinamento na reserva começa no Nkombe Camp, com um curso de seleção interno. “O Nkombe Camp vem sendo uma tradição desde o início dos anos 1980 e, ainda que tenha mudado de lugar várias vezes e evoluído, permanece igual o fato de que todos que passam por ali vivem uma experiência inesquecível”, garante a ranger.

“O que faz do Nkombe Camp especial é que não são avaliadas apenas habilidades físicas, mas também interpessoais, além da determinação de cada um para superar desafios individuais em nome do benefício coletivo. É colocada grande ênfase em princípios como trabalho em equipe e empatia, e nossa compatibilidade com esses valores é testada”.

Essa 1ª etapa de seleção dura nove dias, sendo repleta de desafios mentais e físicos, e do compartilhamento de histórias entre os participantes.

Entre os momentos mais marcantes do treinamento, Viv ressalta a caminhada realizada ao fim do acampamento para o Klipspringer Koppies, grande afloramento rochoso localizado no sul da reserva, próximo ao Sabi Sabi Earth Lodge.

Safári na África do Sul | Foto: iStock
Safári na África do Sul | Foto: iStock

“Embarcamos nessa jornada sem saber para onde íamos ou quanto tempo passaríamos embaixo do sol de verão. Nossa missão era chegar o mais rápido possível, antes do pôr do sol, carregando todo o necessário para nossa sobrevivência e conforto. Fomos guiados pelo nosso gerente geral de safári, que ia com passos longos e rápidos, e uma energia que parecia não ter fim. Assim, depois de 12 horas, chegamos aos Koppies e pudemos assistir o sol laranja se dissolver em lindos tons rosados. Durante a noite, cantamos músicas e dormimos sob as incontáveis estrelas do céu africano. Nós tínhamos conseguido”, lembra.

Rumo ao safári

Para aqueles que passaram pela 1ª fase, o resto do treinamento também envolveu uma jornada desafiadora. Ao longo de alguns meses, os futuros rangers receberam lições sobre a geografia da reserva, identificação de plantas e animais, princípios de ecologia e tratamento dos hóspedes.

No fim de todo o programa de preparação, ainda tiveram que completar a Sabi Sabi Trail Walk, trilha de 42 km que é outra antiga tradição da reserva. “Na reta final, com alguns de nós mancando, cantamos músicas e gritos de guerra como incentivo para terminar a caminhada. Finalmente, quando voltamos para o lodge, fomos recebidos por todos os membros da equipe com felicitações, assobios e aplausos. Sentimos alívio e completude. Mais uma vez, tínhamos conseguido”, lembra Viv.

Guia de safári na África do Sul | Foto: iStock
Guia de safári na África do Sul | Foto: iStock

Após passar por esse longo processo, os rangers se tornam, além de guias de vida selvagem, educadores ambientais, cuja missão é transmitir informação e conhecimento para hóspedes de todo o mundo.

Assim, cumprem um papel vital não apenas por oferecer aos visitantes uma boa experiência, mas por darem verdadeiras lições de conservação.

Leia também: Viagem de trabalho ou a lazer? Hotéis oferecem os dois juntos

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!