Início Matérias Moda Indústria fashion desenvolve tecidos que bloqueiam vírus

Indústria fashion desenvolve tecidos que bloqueiam vírus

Em um futuro próximo, será possível usar roupas que protejam do Covid-19. Conheça as indústrias que estão trabalhando no desenvolvimento do tecido antiviral

Antes de mais nada, sabemos que as principais formas de contágio do novo coronavírus é através da inalação de gotículas provenientes do espirro ou tosse. Estudos revelam também que o toque em superfícies e tecidos infectados, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos, promove o possível contagio da doença. Mas a indústria fashion já está trabalhando contra isso: são os tecidos antivirais!

Uma das empresas responsáveis pelo desenvolvimento desse tecido bloqueador de vírus é a tecelagem catarinense Dalila Têxtil. Ela acaba de desenvolver uma malha com tecnologia que utiliza partículas de prata (antimicrobiano) e cria um mecanismo de ação que bloqueia sua ligação nas células hospedeiras. O material já passou por testes laboratoriais seguindo as normativas científicas reconhecidas internacionalmente, como a AATCC 100 (antibacteriana) e ISO18184 (antiviral).

Segundo André Klein, diretor da Dalila Têxtil, a indicação é de até 20 lavagens em temperatura ambiente, sem perder o efeito do acabamento.

Imperveável

A italiana Albini Group (conhecida por fornecer para nomes como Armani, Ermenegildo Zegna e Prada) afirma também ter desenvolvido um tecido contra o vírus. Sua matéria-prima foi criada em colaboração com a companhia suíça de inovação têxtil HeiQ. Para isso, químicos são aplicados durante a produção, em um processo similar à impermeabilização. A eficácia ainda está sendo testada!

Por aqui, nós estamos na torcida por criações que unam design e tecnologia em prol da saúde. É a industria fashion de olho nas necessidades do futuro!

Leia mais: Creato Arquitectos fala sobre suas operações no Brasil
Assista também:
Paradigmas de um novo futuro

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!