Início Matérias Cultura Indo além da festa, Escola Arte do Museu celebra tradição junina

Indo além da festa, Escola Arte do Museu celebra tradição junina

Entre 24 e 30 de junho, a escola de Ribeirão Preto destaca a importância da tradição junina no Brasil, tendo como fio condutor obras de Tarsila do Amaral

Festas juninas fazem parte das comemorações anuais de qualquer escola; mas são poucas as que realmente celebram a tradição e importância da data, que, mais além de um marco cultural, tem impacto social e econômico. Esse reconhecimento é feito pela Escola Arte do Museu, que em 2021 celebra as tradições juninas trazendo como temática as obras da pintora Tarsila do Amaral.

Para as atividades marcadas entre os dias 24 e 30 de junho, a escola foi decorada com painéis que remetem às diversas fases da artista. A associação dela com a festa, que pode parecer estranha no primeiro momento, possui várias razões de ser, começando pela forma como Tarsila era conhecida: a Caipirinha. Além disso, o movimento antropofágico, que se refere à assimilação de diversos elementos para formação de um resultado único e teve Tarsila como grande representante, se conecta à tradição junina por um processo semelhante.

Conheça um pouco mais sobre Tarsila do Amaral:

A Arte do Museu também transformou as tradicionais barracas de brincadeiras em releituras em 3D de obras de Tarsila, com as quais os alunos podem interagir; já as danças que representam um resgate das cirandas são inspiradas nas criações da pintora – tudo para oferecer aos alunos uma experiência sensorial, cultural e afetiva significativa em um período no qual as restrições ainda se fazem necessárias

No dia 03 de julho, as comemorações serão finalizadas em uma live apresentada por um mestre de cerimônia e ajudantes muito especiais – que poderá ser acompanhada do conforto de casa.

De acordo com a organização da escola, “é no cruzamento entre o tradicional e o moderno, no meio de bandeirinhas, balões e ‘Abaporus'” que acontecerá esse grande festejo!

Leia também: Plataforma digital garante acervo literário a professores e alunos

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns aos diretores e toda equipe de professores. 👏👏👏Quantos ensinamentos, arte e criatividade. Essa escola é absolutamente diferenciada. Seus alunos são privilegiados pelo nível de formação cultural e artistica, muito além do convencional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!